Colégio Estadual do Paraná será restaurado

 Colégio Estadual do Paraná será restaurado

(Foto: divulgação/CEP)

(Foto: divulgação/CEP)

Um edital de licitação para restauração do prédio principal do Colégio Estadual do Paraná foi assinado ontem (12) pela governadora Cida Borghetti, do PP. A obra está orçada em 20 milhões e 900 mil reais. Segundo o governo, será a maior obra já realizada no colégio, um dos mais antigos da rede estadual. A abertura da licitação está marcada para 18 de julho, na sede da Fundepar, em Curitiba.

Além da restauração do prédio principal, que tem 66 anos, o projeto também prevê a renovação das partes elétrica e hidráulica, a reforma e a modernização dos elevadores e a criação de novas adaptações de acessibilidade ao prédio. O paisagismo também será modificado para que retorne ao modelo original, da época da construção. O projeto arquitetônico de restauração do prédio principal foi feito pela Volkswagen do Brasil como contrapartida aos incentivos recebidos dentro do programa Paraná Competitivo.

O diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional, o Fundepar, Sérgio Brun, afirma que a elaboração do projeto para a restauração demandou pelo menos dois anos com estudos detalhados.

Durante o período de obras, parte dos alunos será remanejada para outros espaços, ainda não definidos. Além da restauração prevista do prédio histórico, o ginásio de esportes do colégio também deve ser restaurado. A ordem de serviço para o início desta obra, orçada em um milhão e seiscentos mil reais, foi assinada em abril deste ano. O Colégio Estadual do Paraná foi inaugurado em 1846. Naquela época, era chamado de Liceo de Coritiba. A primeira sede foi em um espaço alugado no Largo da Matriz, atual Praça Tiradentes.

De lá para cá, passou por diversos locais, como a Rua Dr. Muricy, a Visconde de Nacar e a Rua Ébano Pereira, e teve vários nomes, como Gymnásio Paranaense. Foi só em 29 de março de 1950 que a instituição foi transferida para a sede atual.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem