Com foco em segurança, Grupo Trânsito Seguro começa a atuar na Operação Volta às aulas 2018

 Com foco em segurança, Grupo Trânsito Seguro começa a atuar na Operação Volta às aulas 2018

(Foto: Divulgação Detran Pr)

(Foto: Divulgação Detran Pr)

Com o início das aulas, o governo do Estado lançou hoje o Grupo Trânsito Seguro, criado para trabalhar em atividades educativas de trânsito. As primeiras ações vão ser na Operação Volta às Aulas 2018, em escolas municipais e estaduais, do dia 20 de fevereiro até o dia 05 de março.

Segundo a Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran), com a volta às aulas o volume de veículos em circulação na capital nos horários de pico aumenta em até 30%. Nas vias próximas a escolas, creches e outras instituições de ensino, esse índice sobe para 40%.

No grupo vão trabalhar equipes do Detran Paraná, da Polícia Rodoviária Federal e Estadual, do batalhão de trânsito da Polícia Militar, do Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná, da Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba e do Observatório Nacional de Segurança Viária.

Entre as atividades estão previstas palestras em escolas estaduais sobre a travessia segura em faixas de pedestres, os riscos do uso de fone de ouvido e do manuseio do telefone celular. O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Igor Soares, destaca que estas primeiras ações são voltadas paras as crianças – não apenas pensando no futuro, mas também no presente.

Haverá ainda abordagens dos pais e responsáveis que levam as crianças para as escolas, para reforçar orientações quanto à forma correta de fazer o embarque e desembarque dos pequenos, o uso de cadeirinha e a importância de se respeitar o limite de velocidade. Segundo o tenente coronel Valterlei, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, a iniciativa se estende ao longo do ano inteiro, com diferentes campanhas de conscientização.

De acordo com o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-PR) o principal objetivo é a prevenção, para promover a segurança no trânsito. Mas, com as equipes de diferentes áreas atuando, a fiscalização pode se tornar mais efetiva.

As atividades do Grupo Trânsito Seguro começam amanhã (20), em todas as regionais de Curitiba. As próximas campanhas serão divulgadas ao longo do ano.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem