Com programação especial, museus do Paraná participam da 16ª Semana Nacional de Museus

Foto: Kraw Penas/SEEC

Museus paranaenses oferecem programação especial de hoje até o dia 20 de maio. Eles participam da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O objetivo é divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. A cada ano, um tema diferente permeia a programação. Em 2018, o mote é “Museus Hiperconectados, novas abordagens, novos públicos”.

Esta é a 16ª edição da semana, que é celebrada todos os anos, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio. No Paraná, várias instituições estão participando. O Museu Paranaense lança amanhã o projeto Libras no Museu, com o objetivo de difundir a Linguagem Brasileira de Sinais, ampliando o acesso e a inclusão de pessoas surdas aos museus.

Também no Paranaense, haverá visita com experiência de realidade virtual 3D. Os visitantes poderão conhecer Gufan, um ancestral de dois mil anos que teve a face reconstruída digitalmente a partir de uma ossada encontrada em 1954. Com um óculos de realidade virtual é possível ver o rosto do homem como se ele estivesse presente no mesmo ambiente.

No Museu do Expedicionário, pracinhas que estiveram na 2ª Guerra Mundial vão guiar os visitantes pelo acervo que reúne fotografias, filmes, mapas, livros e ilustrações da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na guerra. Para poder fazer da visita com os guias especiais é preciso se inscrever pelo e-mail mexp@seec.pr.gov.br. Eles farão a visita na quarta-feira (16), a partir das 4 da tarde.

A programação completa, com a relação de todos os museus do Paraná que estão participando, está no site guiadaprogramacao.museus.gov.br

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*