Com votação tumultuada, ouvidor de Curitiba é eleito

CBCIRLDWoAEXhbzApós horas de discussões e questionamentos, a Câmara Municipal elegeu nesta quinta-feira (26) o ouvidor de Curitiba. O advogado Clóvis da Costa foi eleito no terceiro e último turno, com 20 votos – número mínimo previsto em edital. Com mandato de dois anos, ele terá direito a uma reeleição. No pleito, seis vereadores se abstiveram. A poucos segundos do fim da votação e faltando um voto para eleger Clóvis, o presidente da Câmara, Aílton Araújo (PSC) – que havia se abstido nas duas primeiras votações, definiu a eleição. A mudança repentina gerou protesto de alguns vereadores.

Caso o processo não resultasse em nenhum eleito com maioria absoluta, a escolha do ouvidor poderia voltar à estaca zero. Aílton Araújo disse que votou com a maioria dos colegas para garantir a implantação da lei que determinou a criação do órgão.

A Ouvidoria deve receber e apurar reclamações e denúncias quanto à atuação do Poder Público Municipal, além de orientar os cidadãos sobre os direitos que têm. O ouvidor deve também utilizar os poderes de investigação sobre o Executivo, com solicitações que deverão ser respondidas a ele em até 15 dias. Como primeira ação, Clóvis espera a participação popular na diretriz do órgão, que ainda será implantado.

O órgão será atrelado diretamente a Câmara Municipal, com apresentação periódica de relatórios das atividades exercidas. Das 33 pessoas que se inscreveram para o cargo, três se tornaram finalistas foram sabatinadas hoje: o advogado Clóvis da Costa, o também advogado Maurício Arruda e a jornalista Diocsianne Correia de Moura. Clóvis Augusto Veiga da Costa receberá um salário mensal de cerca de R$ 15 mil e terá quatro funcionários concursados, que devem ser cedidos pela Prefeitura. Ainda não há data definida para a implantação e início do serviço de Ouvidoria Municipal.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2