Conta de luz da Copel sobe 31,8% para residências a partir desta segunda-feira

A tarifa de luz da Copel vai ficar mais cara a partir desta segunda-feira (02). A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou nesta sexta-feira (27) um reajuste médio extraordinário de 36,4%, para a tarifa da Copel. O reajuste do Paraná é o quarto mais alto do País, entre as 58 distribuidoras de energia que terão tarifa elevada a partir deste mês. Segundo a Copel, a conta de luz das residências vai subir 31,8%. Para o setor industrial, o aumento médio será de 38,9%.

Os impactos da Revisão Tarifária Extraordinária são diferentes conforme a região onde a distribuidora atua. Para as concessionárias que atuam nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o impacto médio, ponderado pela receita das distribuidoras, será de 28,7% e, para as distribuidoras que atuam nas regiões Norte e Nordeste, o impacto médio será de 5,5%. As variações dependem também da administração de cada companhia. Segundo a Aneel, no que se refere à compra de energia, o efeito mais representativo foi a variação dos custos de Itaipu. A energia da usina é alocada na forma de cotas às distribuidoras que atuam nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e representa aproximadamente 20% da compra de energia dessas concessionárias.

As tarifas a serem aplicadas por Itaipu em 2015 foram reajustadas em 46%, em dólar. A agência afirma que o principal motivo para a variação da tarifa de Itaipu foi o cenário hidrológico adverso de 2014, em razão das vazões abaixo das médias históricas. Mais um reajuste está previsto para ser aplicado neste ano.

No dia 24 de junho de 2015, a Copel deve anunciar o reajuste anual ordinário. Quando a Aneel autorizou a companhia a reajustar a tarifa em 35%, em junho do ano passado, o governador Beto Richa determinou um aumento menor, de 25%. A diferença poderá ser repassada ao consumidor no próximo reajuste, em junho deste ano.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem