Contas da Prefeitura de Curitiba de 2006 são aprovadas pela Câmara Municipal

Foto: Chico Camargo/CMC
Foto: Chico Camargo/CMC

Foram aprovadas hoje (segunda, 05), na Câmara Municipal, as contas da Prefeitura de Curitiba do ano de 2006 – referentes ao primeiro mandato do ex-prefeito Beto Richa (PSDB). Apenas quatro vereadores foram contra a aprovação. A bancada do PT, formada por Jonny Stica, Pedro Paulo e Professora Josete, votou contra. Assim como o vereador Jorge Bernardi (PDT). O parecer inicial do Tribunal de Contas do Estado, o TCE, apontou 22 falhas na prestação de contas, que resultaram em três ressalvas no relatório. Entre elas, itens referentes ao orçamento. O TCE apontou deficiências no detalhamento dos gastos do município. Segundo o relatório as receitas também foram superestimadas.  Para a vereadora Professora Josete (PT), outra irregularidade é o fato de que alguns orçamentos foram modificados sem que um projeto de lei passasse pela Câmara.

O relator da prestação de contas, vereador Tito Zeglin, do PDT, afirma que, mesmo com as ressalvas do TCE, não haveria motivos para reprovar as contas do município. Para ele, as irregularidades de 2006 não resultaram em prejuízos para Curitiba.

Desde o ano passado a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal tenta colocar em dia os relatórios emitidos nos últimos dez anos. Há duas semanas, com 12 anos de atraso, foram aprovadas as contas de Cássio Taniguchi. Amanhã (terça, 05) os vereadores analisam as contas de 2007, também referente ao primeiro mandato de Richa na Prefeitura de Curitiba. As últimas contas que ainda precisam ser analisadas são as de 2008, tanto as do Executivo quanto as do Legislativo. Elas devem ser votadas na sequência, mas ainda não há uma data definida. Para evitar situações como essa – de analisar e votar contas de mais de dez anos atrás – neste ano foi aprovada uma lei que determina que a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização deve emitir um parecer sobre a análise do TCE em um prazo de até quatro meses.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem