Política

Convenções partidárias para definir candidaturas começam neste fim de semana

 Convenções partidárias para definir candidaturas começam neste fim de semana

(Foto: Narley Resende/BandNews FM)

(Foto: Narley Resende/BandNews Curitiba)

Começa amanhã (20) e vai atá o dia 5 de agosto o prazo determinado pela legislação eleitoral para realizar as convenções partidárias. É o momento em que as siglas decidem oficialmente se lançam e quais serão as candidaturas para as eleições. No encontro, os partidos devem elaborar uma ata que é protocolada no Tribunal Regional Eleitoral.

No Paraná, entre os partidos com pré-candidato ao governo, o PSD do deputado Ratinho Junior, é a primeira legenda a realizar convenção. Será no sábado, no Paraná Clube, no bairro Tarumã, em Curitiba. O MDB, do senador Roberto Requião, que ainda não definiu se lançará candidato ao governo, também fará o encontro no sábado. Será na sede do partido, no bairro Batel.

As duas convenções começam por volta das nove horas da manhã e devem se estender até o início da tarde. Outros partidos menores que já decidiram não lançar candidaturas também devem fazer o encontro, por causa da exigência da lei, mas em muitos casos os filiados delegam a decisão à Comissão Executiva da sigla. O PV, por exemplo, que já decidiu apoiar Ratinho Junior, e o PROS, da coligação com a chapa da governadora Cida Borghetti à reeleição, também farão convenções neste sábado.

Na sequência, no segundo fim de semana do período de convenções, o PSOL deve homologar a candidatura do servidor público Luiz Piva, o Professor Piva, na sexta-feira dia 27 de julho. A convenção do PSOL, que deve lançar chapa com dois candidatos ao Senado, será na APP Sindicato, na sede da Praça Carlos Gomes, em Curitiba. No dia seguinte, sábado, o Partido dos Trabalhadores deve confirmar a candidatura ao goveno do ex-deputado Doutor Rosinha no sábado, dia 28 de julho. A convenção estadual do PT será na sede do partido em Curitiba, no Bairro São Francisco.

No mesmo dia, o PRTB deve lançar a pré-candidatura do empresário Geonísio Marinho, em chapa pura, com Eliceu Palmonari como vice. O PRTB é o único partido que já definiu quem será o vice na chapa. O partido já decidiu também lançar dois nomes para o Senado. No dia seguinte, no domingo, dia 29 de julho, a Rede deve confirmar a candidatura do ex-vereador Jorge Bernardi ao governo e do ex-senador Flavio Arns ao Senado.

Na semana seguinte, no último fim de semana do prazo legal das convenções, será quando o PDT deve confirmar a candidatura do ex-senador Osmar Dias ao governo do Paraná. O encontro será no dia 4 de agosto, no Clube Recreativo Dom Pedro II. O PP, que deve lançar a candidatura à reeleição da governadora Cida Borghetti, marcou a convenção para o dia 5 de agosto, domingo.

Entre os partidos maiores, que ainda não definiram se vão lançar candidatos ao governo ou apoiar chapas já pré-definidas, o PSDB, presidido pelo ex-governador Beto Richa, pré-candidato ao Senado, deve realizar a convenção no sábado dia 4 de agosto. O PPS, do deputado federal Rubens Bueno, que também não declara oficialmente apoio a outras chapas, deve fazer a convenção no dia 3 de agosto. O PSL, do deputado federal Fernando Francischini, chegou a marcar convenção para este sábado, mas a data foi cancelada.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões