Copel vai comprar novos geradores de energia

A Copel vai comprar dois geradores móveis de energia elétrica, para diminuir o número de desligamentos programados de manutenção em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. O investimento será de 2 milhões de reais, e pelo planejamento a operação começa como projeto-piloto no ano que vem. O gerente do Departamento de Expansão da Copel, Milton Marcolan, explica que cada equipamento pode atender a demanda de mil residências e pequenas indústrias.

Um levantamento da Copel indica que 83% dos desligamentos programados atingem trechos de até 500 K-V-A de potência, uma demanda que pode ser atendida por apenas 1 dos geradores. Os equipamentos podem ser empregados também em grandes eventos e em situações de falta de energia em indústrias e hospitais, por exemplo. Durante a Copa do Mundo, em 2014, eles podem ser levados a hotéis ou centro de treinamentos das seleções para prevenir quedas pontuais de energia. Em algumas situações, o gerador pode ser empregado como suporte para os desligamentos não-programados ou acidentais.

É a primeira vez que a empresa investe em geradores móveis. Após o período de testes, mais equipamentos podem ser adquiridos. Eles são montados em cima de carretas, são movidos a diesel, e podem ser deslocados para qualquer lugar.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem