Crea-PR emite carta pedindo cancelamento de leilão de quatro usinas hidrelétricas

 Crea-PR emite carta pedindo cancelamento de leilão de quatro usinas hidrelétricas

Foto: divulgação / Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná emitiu uma carta aberta nesta semana, pedindo que o governo federal cancele o leilão de quatro usinas hidrelétricas da Cemig – a estatal mineira de energia elétrica.

De acordo com o Conselho, a venda vai encarecer o custo da energia no país todo, pois estabelece um preço teto muito elevado. Para comparação, a nota aponta que o valor da usina de Belo Monte é de R$ 78 por megawatts/hora, enquanto o valor médio desse leilão será de R$ 123 pela mesma medida.

De acordo com o Crea, “a cobrança de outorga sobre as usinas hidrelétricas, já pagas pela população, nada mais é que um imposto disfarçado. Isso gera aumento do preço da energia elétrica para todos os consumidores brasileiros para os próximos 30 anos.

O Crea ressalta que o valor da energia elétrica para o consumidor final já carrega pesada carga tributária de até 29% de ICMS no Estado do Paraná e de PIS/COFINS, o que já eleva as tarifas em 47%. Na carta aberta, o Crea pede que o Ministério Público impeça que o leilão aconteça no dia 27 de setembro.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem