Curitiba realiza campanha contra o trabalho infantil

Foto: Ricardo Marajó/FAS

Com o lema “Trabalho Infantil Nem na Imaginação”, a Fundação de Ação Social (FAS) e a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) irão lançar uma campanha contra o trabalho infantil durante a 1ª Corrida Municipal Contra o Trabalho Infantil. A corrida será realizada no próximo domingo (17). De acordo com a diretora de proteção social especial da FAS, Aline Javornik, o evento é para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho. Por isso, a Prefeitura de Curitiba promoverá eventos especiais durante todo o mês.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad), o trabalho infantil atinge 2,6 milhões de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, em todo o Brasil. Em Curitiba, a Fundação de Ação Social registrou neste ano 93 crianças e adolescentes, de 72 famílias, nesta situação. O trabalho para crianças de até 14 anos de idade é proibido. Adolescentes de 14 a 16 anos podem trabalhar, desde que na condição de aprendiz.

Segundo Aline Javornik, o futuro de crianças que trabalham antes do tempo pode ficar prejudicado.

A 1ª Corrida Municipal Contra o Trabalho Infantil, que será realizada no próximo domingo (17) faz parte do circuito oficial de Corridas de Rua de Curitiba. As inscrições já estão encerradas. A corrida terá um percurso de 10 km, passando por ruas dos bairros Hauer e Boqueirão. A concentração será na Praça Alfredo Hauer e a largada nas esquinas das ruas Oliveira Viana e Dr. Júlio César Ribeiro, às 7h.

Núcleo Regional Boqueirão

Atividades que tratam do tema e pesquisa com os adolescentes sobre os tipos de trabalho infantil

Data: 15 de junho, às 14h

Local: Cras Iguape (Rua Maestro Carlos Frank, 770, Boqueirão)

Atividades que tratam do tema com crianças de famílias atendidas pelo programa Família Paranaense

Data: 21 de junho, às 9h

Local: Cras Alto Boqueirão (Rua Wilson Dacheux Pereira, s/n, Alto Boqueirão)

Núcleo Regional Portão

Blitz educativa e panfletagem para sensibilização e orientação sobre trabalho infantil

Data: 16 de junho, horário a definir

Local: via pública

Encontro dos SCFV de crianças e adolescentes da Regional e entidades parceiras

Data: 21 de junho, das 14 às 16h

Local: Rua da Cidadania Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n, Tatuquara)

 

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*