Curitiba tem mais 9% de contribuintes ‘desacreditados’ no pagamento do IPTU

Curitiba tem 9,59% dos contribuintes de IPTU considerados ‘desacreditados’. As cartas para quem ainda não pagou parcelas do IPTU deste ano começaram a chegar nesta semana. A prefeitura enviou na semana passada quase 39 mil correspondências.

A base total em Curitiba é de 650 mil imóveis que são taxados. Mas em pouco mais de 9% desses, os proprietários não vão nem ao menos receber as cartas. Os donos desses imóveis são considerados devedores contumazes, com vários anos sem pagar. Para estes casos, o município considerou um gasto desnecessário enviar os comunicados e fará as cobranças judicialmente.

Apesar do aumento de 14% do IPTU que começou a ser aplicado neste ano, e da crise econômica que vem aumentando o número de desempregados, o índice de inadimplência não variou em Curitiba. De acordo com a prefeitura até maio deste ano 16% ainda não tinha pagado o imposto. No ano passado no mesmo més, o índice era de 16.20%.

Neste ano o IPTU teve o primeiro aumento real em 11 anos. Já em 2015, 461 milhões de reais foram arrecadados através do imposto. A maior arrecadação foi pelo ISS, o Imposto Sobre Serviços, que somou R$ 1 bilhão e 95 milhões.

Após ser notificado, o contribuinte pode efetuar o pagamento dos valores atrasados acessando o site da Prefeitura de Curitiba. Outra opção é procurar as Ruas da Cidadania. Mais informações pelo Disque-IPTU, nos telefones 3350-8900 ou 3350-8901, além da Central 156.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2