Curitiba tem novo Dia D para vacinação contra pólio e sarampo

 Curitiba tem novo Dia D para vacinação contra pólio e sarampo

Foto: Levy Ferreira/SMCS

Foto: Levy Ferreira/SMCS

As unidades de saúde de Curitiba estarão abertas no sábado para um novo Dia D da campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo. Serão onze unidades que ficarão abertas das 9h às 15 horas. Municípios que ainda não atingiram a meta de vacinar 95% das crianças até cinco anos devem seguir a orientação do Ministério da Saúde de realizar uma nova rodada de vacinação. Em Curitiba, a cobertura da vacina tríplice viral é de 95,8% e da vacina contra a poliomielite é de 92,9%, abaixo da meta.

Nesta semana, a Campanha Nacional contra o Sarampo e a Poliomielite entrou na reta final, com encerramento marcado para amanhã (31). Pais e responsáveis devem levar crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade a uma Unidade Básica de Saúde para serem imunizadas. O endereço das unidades pode ser visto no site saude.curitiba.pr.gov.br. As vacinas estão disponíveis em dias úteis em 110 unidades de saúde de Curitiba.

As vacinas são indicadas, inclusive, para as crianças que já foram imunizadas antes da campanha. O Ministério da Saúde alertou que a organização de uma eventual mobilização no fim de semana é de responsabilidade de cada município e que, portanto, é necessário verificar com as secretarias municipais quais postos estarão abertos. O Paraná não tem casos de sarampo confirmados.

Em outros estados, no entanto, até o dia 28 de agosto, foram confirmados 1.553 casos de sarampo, enquanto 6.975 permanecem em investigação. O país enfrenta dois surtos da doença: no Amazonas, que já computa 1.211 casos confirmados e 6.905 em investigação, e em Roraima, onde há 300 casos confirmados e 70 em investigação. Foram confirmadas ainda sete mortes por sarampo, sendo quatro em Roraima (três em estrangeiros e uma em brasileiro) e três no Amazonas.

Reportagem: Narley Resende/ Lorena Pelanda

Foto: Cesar Brustolin/SMCS
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem