Curitiba tem taxa de mortalidade infantil de 8,4 casos para cada mil nascidos vivos

Foto:Divulgação / Brunno Covello/SMCS
Foto:Divulgação / Brunno Covello/SMCS

Curitiba fechou o primeiro quadrimestre de 2017 com uma taxa de mortalidade infantil de 8,4 casos para cada mil nascidos vivos. Os dados são da Prefeitura da cidade e mostram uma ligeira queda em relação aos números verificados no mesmo período de 2016, cujo índice foi de 8,5/1.000. Comparando com todo o ano passado, o resultado representa uma diminuição até maior: de janeiro a dezembro de 2016 o volume de óbitos nessa população foi de 8,6/1.000. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa registrada nos primeiros quatro meses de 2017 resulta das ações voltadas ao acompanhamento das grávidas durante o pré-natal no Programa “Mãe Curitibana”.

Também o Paraná tem números positivos: o Estado atingiu o índice de 10,49 mortes de bebês para cada mil nascidos vivos, o que representa o menor índice de mortalidade infantil da história. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, desde 2010, a mortalidade infantil caiu 14% e os óbitos maternos diminuíram 29%. Calcula-se que, no período, 634 bebês e 182 gestantes tiveram as vidas salvas.

Ao todo, conforme a Sesa, foram investidos R$ 630 milhões no programa “Mãe Paranaense” nos últimos seis anos. A rede estadual é atualmente composta 160 maternidades e hospitais, dentre os quais 30 são referência em gestação de alto risco. Pelo “Mãe Paranaense”, as futuras mamães têm acompanhamento pré-natal com, no mínimo, sete consultas e 23 exames, com a garantia de ambulatórios especializados em caso de risco para mães e filhos.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem