Danos causados por rebelião na Penitenciária Central de Cascavel estão sendo contabilizados

Fotos: Chuniti Kawamura/AENoticias – arquivo

A rebelião na Penitenciária Central de Cascavel, no Oeste do Paraná, trouxe danos à unidade que ainda estão sendo contabilizados. Durante uma varredura feita logo após o fim do motim, foram encontrados dois túneis dentro da prisão. O Departamento Penitenciário do Estado admite que podem existir outros pontos de fuga, já que o levantamento dos danos ainda não terminou. A rebelião durou 43 horas, começou na última quinta-feira e só terminou neste sábado. Em coletiva de imprensa, o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo garantiu que nenhum preso da penitenciária será transferido por causa da rebelião. Segundo ele, apesar de violento, o motim não provocou estragos comparáveis ao que se viu no episódio de 2014, que deixou 5 mortos e 25 feridos.

As exceções estariam restritas aos casos em que o preso já tem direito a algum tipo de benefício ou progressão. As visitas aos presos estão suspensas até o fim de uma reforma que está sendo feita na unidade. As atividades de ensino e nos canteiros de trabalho também estão paralisadas. O diretor do Depen afirmou ainda que desconhece a participação de facções criminosas na coordenação da rebelião que terminou com um preso morto e outros 28 feridos.

O Depen admite que fugas podem ter ocorrido durante a rebelião, mas não menciona números. O argumento é o de que esse dado depende da conclusão da contagem total de presos da unidade, que ainda está em andamento.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem