Defensoria entra com ações contra a Prefeitura para garantir vagas em creches de Curitiba

Foto: Maurilio Cheli/SMCS
Foto: Maurilio Cheli/SMCS

A Defensoria Pública de Curitiba já entrou com mais de 660 ações para tentar garantir vagas em creches de Curitiba. Além disso, ainda há quase 200 agendamentos marcados até abril, sobre o mesmo assunto, nas diversas sedes do órgão na capital. Hoje, há cerca de 11 mil crianças na lista de espera por uma vaga no sistema municipal. Apesar dos pedidos judicias, o Tribunal de Justiça do Paraná tem negado as liminares que poderiam garantir o acesso das crianças às salas de aula. Segundo o defensor público André Gianberardino, o fato acontece por conta de um pedido feito ao Tribunal pela Prefeitura de Curitiba.

O argumento da Prefeitura é de que conseguindo a vaga por meio de liminar, a crianças estaria furando a fila. Além disso, de acordo com a diretora do departamento de informação da secretaria de educação, Elizabeth Ramos, colocar crianças nas creches por meio de medidas judiciais é prejudicial ao sistema.

A prefeitura afirma que criou mais de sete mil vagas do ano passado para cá, para poder atender à determinação constitucional de atendimento universal de crianças de 4 e 5 anos. O número de vagas passou de 22.090 para 9.727.  Além disso o executivo está finalizando a construção de 24 novos Cmeis, os Centros Municipais de Educação Infantil. Mesmo assim, a lista de espera não será zerada, já que a previsão é de que os novos equipamentos absorvam até quatro mil crianças. Mesmo reconhecendo os esforços do executivo, o defensor público afirma que não há como aceitar uma espera tão longa por uma vaga.

Uma das justificativas para a abertura de um número pequeno de vagas é que o município opta pelo período integral de acolhimento das crianças.

Mesmo com várias liminares negadas, a Defensoria Pública afirma que vai continuar entrando com ações para tentar garantir o ingresso das crianças nas creches. Segundo a Secretaria de Educação, a previsão é de 450 novas vagas sejam abertas já em março, com a finalização de três Cmeis. A Prefeitura afirma também que 70 profissionais da reserva já foram chamados para trabalharem neste locais. Outras três unidades devem ser abertas ainda no primeiro semestre de 2016.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente