Defensoria Pública vai reabrir sedes fechadas na próxima quinta-feira

Foto: Ascom/DPPR
Foto: Ascom/DPPR

A Defensoria Pública do Paraná decidiu reabrir as sedes de atendimento ao público a partir do próximo dia 16 (quinta-feira) depois de permanecerem fechadas por duas semanas. O órgão informou nesta sexta-feira (10) que as negociações com a Secretaria de Estado da Fazenda avançaram e foi acertado o pagamento da dívida contratual dos serviços de segurança e limpeza. Outro motivo para a reabertura, de acordo com nota divulgada pelo órgão, é o prolongamento da suspensão de atendimento “causaria graves prejuízos à população que necessita de assistência jurídica”.

Segundo a Defensoria, as atividades dos profissionais não ficaram paralisadas neste período. Mesmo com o fechamento das sedes, os defensores atuaram no andamento de todos os processos em curso e mantiveram o atendimento a situações envolvendo a infância, crimes e execução penal. No início do mês 14 postos de atendimento da Defensoria suspenderam o atendimento aos cidadãos. O órgão reclamava que os repasses mensais do governo do estado estariam atrasados desde setembro do ano passado. O valor atrasado chegaria a 84 milhões de reais.

A Defensoria é um órgão público, mas independente do governo do estado, que presta assessoria jurídica e disponibiliza advogados gratuitos para quem não tem condições de pagar por um. Os defensores podem, inclusive, começar ações civis públicas contra o próprio governo ou prefeituras no caso do não cumprimento dos direitos básicos dos cidadãos, como falta de vagas em escolas, creches, ou leitos hospitalares.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2