Defesa Civil amplia cobertura de sistema de videoconferência para monitoramento remoto de desastres

Foto: Ricardo Almeida / ANPR

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná ampliou a cobertura das salas de videoconferência para monitoramento remoto de desastres. Agora, o Simepar, o Comando Geral da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o Gabinete de Gestão e Informação (GGI) e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastre (Ceped) – estão integrados ao sistema. O sistema foi ampliado também para as estruturas móveis da Defesa Civil. De acordo com o coordenador do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo, tenente Anderson Gomes das Neves, o sistema vai ajudar a identificar situações de emergência e facilitar a tomada de decisão para agilizar o trabalho das equipes de apoio.

Na prática, o sistema que funciona por tablets ou até mesmo por celular, permite a comunicação da equipe que está no local da ocorrência com as equipes que estão nas salas de controle. Em situações de desastres naturais, por exemplo, as equipes de apoio vão poder planejar melhor o deslocamento e o tempo de resposta será menor.

Com a ampliação, o Estado passa a contar com 20 unidades integradas. Todas as regionais já utilizam o sistema. O investimento para ampliar a cobertura foi de R$ 163 mil e ao todo o Estado aplicou R$ 505 mil no sistema e estrutura física.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*