Defesa Civil vai alertar todos os municípios sobre tempestades e vendavais por SMS

Foto: José Fernando Ogura – divulgação da imagem / AENotícias Pr

A partir de segunda-feira (16) a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil vai enviar alertas de eventos meteorológicos severos por mensagens de texto (SMS) a todos os 399 municípios paranaenses.

O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e começou a funcionar em junho, como projeto-piloto, em cinco municípios do Estado. Para receber os alertas de ocorrências de chuvas de granizo, tempestades e vendavais, os usuários precisarão responder, com o número do CEP, a mensagem que será enviada pelas operadoras telefônicas entre os dias 16 e 20 de outubro.

Caso não receba a mensagem, é possível se cadastrar ao enviar um SMS para o número 40199 com o CEP de residência ou de outros locais de interesse em qualquer período. Os usuários podem cadastrar quantos endereços quiserem.

O serviço não tem custo para a população. Atualmente, já são enviados alertas por SMS aos gestores municipais e à rede estadual de Defesa Civil, além dos cinco municípios que já tinham o serviço cadastrado. O serviço estará disponível a todo o território nacional até março de 2018 e começa pelo Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.