Defesa de Lula indica assistente técnico para acompanhar perícia de planilha de propina da Odebrecht

 Defesa de Lula indica assistente técnico para acompanhar perícia de planilha de propina da Odebrecht

(Foto: Reprodução/ Odebrecht)

(Foto: Reprodução/ Odebrecht)

A perícia na planilha de propinas da Odebrecht deve iniciar nos próximos dias. Isto porque a defesa do ex-presidente Lula indicou nesta segunda-feira à noite (16) o assistente técnico que deve acompanhar o procedimento.

O Ministério Público Federal fez o mesmo na semana passada. A planilha intitulada Programa Especial Italiano faz parte dos sistemas My Web Day e Drousys, que contém registros de vantagens indevidas que teriam sido pagas pelo

Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht a agentes públicos e políticos como Lula e o ex-ministro Antonio Palocci. A Polícia Federal deverá realizar a perícia em no máximo trinta dias, período estipulado pelo juiz Sérgio Moro.

A planilha integra o processo em que o ex-presidente é acusado de receber da empreiteira como propina um apartamento em São Bernardo do Campo e um terreno para a sede do Instituto Lula, que nunca foi usado. No documento constam R$ 12 milhões e 400 mil reais que, segundo a acusação, teriam sido destinados ao Instituto.

Em petição na mesma ação penal, o Delegado da PF, Felipe Hayashi, solicita ao juiz Sérgio Moro que os documentos que integram os sistemas sejam entregues pela Procuradoria Geral da República. Caso isto não seja possível e seja necessário fazer cópias dos materiais, o delegado pede que sejam adquiridos oito HDs com alta capacidade de armazenamento já que os sistemas contêm uma quantidade imensa de arquivos.

De acordo com o MPF, nos dois sistemas foram encontrados mais de um milhão de documentos entre e-mails, planilhas e comprovantes de pagamento do setor de propinas da Odebrecht. A perícia na planilha é uma resposta a um pedido feito nas diligências complementares pela defesa do ex-presidente Lula.

Os peritos vão analisar de qual computador e em quais dias e horários foram feitas alterações no documento. Além de Lula, também são réus neste processo o ex-ministro Antonio Palocci, o empreiteiro Marcelo Odebrecht e o empresário Glaucos da Costamarques.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem