Depen estuda liberar telefones em presídios do Paraná

Um edital deve ser lançado pelo Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) para liberar o uso de telefones em presídios do Estado. Em vez de proibir, a nova estratégia adotada para acabar com o problema dos celulares nas cadeias é ofertar a comunicação aos presos, só que monitorada.

A ideia é contratar uma empresa para instalar telefones dentro das penitenciárias e permitir que os presos se comuniquem com familiares e pessoas credenciadas. As ligações seriam pagas por essas pessoas e monitoradas pelo sistema de inteligências dos presídios.

A empresa fornecedora do serviço ficaria responsável também pelo bloqueio de sinal de celulares clandestinos dentro das dependências das cadeias.

O estudo leva em consideração sistemas semelhantes aos utilizados nos Estados Unidos. Segundo o diretor-geral do Depen Luiz Alberto Cartaxo Moura, por enquanto, uma empresa se mostrou qualificada para fornecer o serviço.

Mesmo com fiscalização, celulares continuam sendo apreendidos periodicamente em penitenciárias.  Em 2014, mais de quatro mil e seiscentos celulares foram encontrados com presos do Paraná.

Em agosto, o Supremo Tribunal Federal derrubou uma lei estadual que pretendia obrigar empresas de telefonia a bloquearem sinais de celular. Para a Associação Nacional das Operadoras de Celulares, que moveu a ação também contra os estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Bahia, as empresas não podem ser obrigadas a arcar com os custos dos equipamentos.

O bloqueio simples causaria interferência no serviço prestado ao usuário comum nas regiões onde estão instalados os presídios. O custo por presídio, de um milhão de reais, tornaria inviável a instalação de bloqueadores para as quase mil e quinhentas penitenciárias no país.

A parceria com uma empresa de telefonia pretende baratear o custo do bloqueio. Não há previsão para implantação do serviço.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem