Depois de denúncia da BandNews, Procon multa Oi, Uol e Terra por fraude no PR

provedor-internet-gratisDepois de uma denúncia de ouvintes da BandNews, o Procon do Paraná multou as empresas Oi, Uol e Terra por fraude. Os dados dos clientes, muitos que haviam acabado de contratar o serviço, foram repassados para outras empresas que aplicavam um golpe, oferecendo serviços desnecessários como se fossem obrigatórios para que a internet funcionasse. O Procon notificou as empresas que não conseguiram explicar como os casos aconteceram. O valor da multa ainda não foi decidido, mas pode chegar a R$ 6 milhões. Um ouvinte relatou à BandNews que foi alvo do golpe. Ele contratou o serviço de internet banda larga da operadora Oi, pelo telefone, e logo em seguida recebeu uma ligação de uma ‘Central de Provedores’. O funcionário não dizia de qual empresa era, mas alertava que só adquirindo o serviço o ouvinte conseguiria o acesso à internet. Em seguida o funcionário pediu uma série de dados bancários do cliente. O ouvinte desconfiou da atitude e resolveu entrar em contato diretamente com a OI e a empresa informou que era um golpe e que a ‘Central de Provedores’ não possui nenhum vínculo com a operadora. O Procon orienta que o consumidor que foi prejudicado pode receber o dinheiro de volta e processar a empresa por danos morais.

 Cuidados

 De acordo com o delegado adjunto da Delegacia de Estelionato de Curitiba, Vinícius Borges, todos os dias golpes semelhantes são registrados pela polícia. Segundo ele, o que ocorre normalmente é o vazamento de dados dos clientes para pessoas mal intencionadas.

 

O delegado dá alguns conselhos sobre como se proteger desse tipo de golpe.

 

Caso a pessoa perceba que foi alvo de um golpe ou que a empresa fez uso indevido do nome do cliente, o boletim de ocorrência pode ser feito em qualquer delegacia policial.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem