Política

Deputados recebem 50 mil e-mails contra redução de Escarpa Devoniana

 Deputados recebem 50 mil e-mails contra redução de Escarpa Devoniana

Foto: Denis Ferreira Netto / SEMA

Foto: Denis Ferreira Netto / SEMA – arquivo

Em menos de 20 dias os deputados estaduais do Paraná já receberam quase 50 mil e-mails contrários ao projeto de lei que pretende reduzir a Escarpa Devoniana no Paraná. A ação começou junto com o lançamento do filme “Os Últimos Campos Gerais”, feito no último dia 27. O filme foi produzido pelo Observatório de Justiça e Conservação e já foi assistido por mais de 107 mil pessoas. As assinaturas estão sendo coletadas pelo endereço osultimoscamposgerais.com.br. O diretor-executivo da SPVS, a Sociedade de Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, Clóvis Borges, que apoia a causa, diz que o alcance dessa mobilização é inédita no Estado.

O projeto completou seis meses na Comissão de Ecologia na Assembleia. Além da pressão, que já teria alcançado 22 votos de deputados contra a redução da Escarpa, o Ministério Público investiga se houve irregularidades na contratação do estudo que embasa o projeto.

A Assembleia tem 54 deputados e a maioria ainda não se posicionou sobre o assunto. Para ser aprovado ou derrubado, o projeto precisa de 28 votos. A proposta foi apresentada em novembro do ano passado com a assinatura do presidente da Assembleia, Ademar Traiano, do PSDB, do 1º secretário da Casa Plauto Miró, do DEM, e do líder do governo, Luiz Claudio Romanelli, do PSB. O líder do governo retirou o apoio dois meses atrás, afirmando “ter autocrítica”.

Os defensores da redução da escarpa dizem que as mudanças não afetariam as belezas naturais, que ficam fora das mudanças. A Área de Proteção Ambiental já conta com uma extensa produção agrícola, que é legalizada, e a modificação facilitaria a vida dos agricultores ao obterem financiamentos em bancos, por exemplo.

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público do Paraná já manifestaram posição contrária. O governo do Estado não assume ser a favor do projeto. Principal apoiador da proposta, o deputado Plauto Miró foi procurado, mas não quis gravar entrevista.

Depois de lançar o filme, o Observatório de Justiça e Conservação prepara para a semana que vem o lançamento de um clipe para impulsionar a campanha contra a redução. Um grupo de artistas compôs voluntariamente a música.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Partidos apresentam recurso ao TSE contra absolvição de Moro

Partidos apresentam recurso ao TSE contra absolvição de Moro

Senador foi absolvido, no TRE, das acusações de abuso de poder econômico nas últimas eleições

Projeto prevê uso do nome social em atendimentos da Prefeitura

Projeto prevê uso do nome social em atendimentos da Prefeitura

Pela proposta o nome social da pessoa travesti ou transexual deve ser registrado conforme solicitação

Vereadores de Curitiba aprovam Nova Lei da Merenda

Vereadores de Curitiba aprovam Nova Lei da Merenda

A justificativa é alinhar a nova regulamentação à resolução do Conselho Deliberativo do FNDE

Eleições Curitiba: pesquisa mostra quatro pré-candidatos tecnicamente empatados

Eleições Curitiba: pesquisa mostra quatro pré-candidatos tecnicamente empatados

Os melhores colocados foram Ducci (14,1%), Pimentel (13,1%), Leprevost (12,5%) e Richa (11,7%)