Desembargador joga entulho em terreno e dá voz de prisão a policial

Reprodução / vídeo / Paraná Portal
Reprodução / vídeo / Paraná Portal

O desembargador Luís César de Paula Espíndola, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ), tirou licença do cargo nessa quarta-feira (18), três dias depois de uma confusão entre ele e moradores da Vila Domitila, que fica entre os bairros Cabral e Ahú, em Curitiba. A assessoria de gabinete informou que a licença por “motivo de saúde na família” é válida por 20 dias.

Ana Paula fez exame de corpo de delito no IML.
Ana Paula fez exame de corpo de delito no IML.

O magistrado é acusado por moradores da região de ter agredido a dona de casa Ana Paula Bergmann, de 43 anos, e depois ter dado voz de prisão a um policial civil licenciado que viu a suposta agressão. Os moradores reclamavam que o desembargador estava despejando lixo nos terrenos.

Acompanhado de um caminhão, o magistrado tentou despejar o entulho de galhos, folhas e todos de árvores em frente à casa de um policial civil. O policial Antônio Carlos Poleira pediu para que filmasse a ação para comprovar o crime ambiental. O desembargador teria agredido a dona de casa.

A confusão piorou quando o policial deu voz de prisão ao desembargador depois da agressão. Ana Paula afirma que o desembargador ignorou a revolta dos moradores.

A moradora gravou diversos vídeos da discussão. Em um deles, o desembargador aparece dizendo que entrou em contato com a prefeitura. Ele afirma que foi agredido pela mulher. O policial pegou a chave do carro dele para impedir que ele saísse.

Em nota, a prefeitura informou que o desembargador tem cadastro na Central 156, mas não consta nenhuma chamada recente com os três números de telefone que estão no cadastro.

A prefeitura afirma que “a orientação para quem precisa fazer o descarte de mais de três carrinhos de resíduos vegetais é que procure uma empresa credenciada pela Prefeitura de Curitiba para a correta destinação dos resíduos, sendo que o custo é pago pelo responsável pelo entulho. Outra opção é procurar uma das estações de sustentabilidade tipo 2, que recebem resíduos vegetais.

A área da Vila Domitila, de 191 mil metros quadrados, que fica entre os bairros Ahú e Cabral é ocupada há 40 anos por 250 famílias. A área é reivindicada pelo INSS. No mês passado, cinco famílias foram despejadas. Desde os anos 70, o INSS reivindica a propriedade dos terrenos localizados nas imediações do presídio do Ahú.

Por telefone, a assessoria de gabinete do desembargador não quis passar contato para entrevista e apenas informou que ele estava em licença por 20 dias, por motivo de saúde na família.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem