Determinação obriga a presença de um Intérprete de Libras na prova do Enem

profissional-tradutor-librasO juiz da 11ª Vara Federal de Curitiba Flávio Antônio da Cruz concedeu nesta quarta-feira (29) uma decisão liminar que obriga que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) promova a tradução integral da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

A decisão é em resposta a uma ação da Federação Nacional de Educação e Inclusão dos Surdos (Feneis) contra o governo federal. A aplicação do exame conta com um intérprete de Libras que traduz apenas as instruções preliminares.

A liminar determina que os intérpretes possam ser consultados para esclarecer dúvidas semânticas nos enunciados das questões.

No Brasil, a Libras é reconhecida oficialmente por lei como expressão legal de comunicação.

Em maio deste ano seis estudantes de Curitiba que têm deficiência auditiva conseguiram na Justiça Federal o direito de refazer a prova do Enem de 2013. Eles alegaram que foram prejudicados porque os interpretes não traduziram enunciados e respostas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2