Política

Dezesseis ciclistas morreram no trânsito de Curitiba, no ano passado

Foto: Foto: Filipi Oliveira/CMC - Comissão de Urbanismo
Foto: Foto: Filipi Oliveira/CMC – Comissão de Urbanismo

Dezesseis ciclistas morreram no trânsito de Curitiba, no ano passado. Os dados são da Secretaria Municipal de Trânsito – a Setran. De acordo com o levantamento, em 2012 – ano em que a Prefeitura Municipal começou a monitorar os óbitos de ciclistas no trânsito – treze mortes foram registradas. O ano de 2013 teve uma morte a mais, somando 14 óbitos. Em 2014, o número diminuiu: onze ciclistas haviam morrido no trânsito da capital paranaense. No entanto, no ano seguinte, 2015, o aumento foi considerável, passando de onze para dezenove. Em tese, o número registrado em 2016, apresenta uma redução. Porém, de acordo com o coordenador de Mobilidade Urbana da Setran (Secretaria Municipal de Trânsito), Gustavo Garrett, os números ainda preocupam.

Segundo Garret, o risco aumenta ainda mais nas canaletas de BRT.

A representante da URBS, Rosângela Battistella, destacou que o Brasil não tem um manual cicloviário. Para a URBS, esta seria a principal ferramenta para padronizar e regulamentar questões referentes às bicicletas. De acordo com Rosângela Battistella, no caso das canaletas, o risco para o ciclista é muito maior, já que a frenagem do ônibus é lenta.

O projeto Bicicleta Pública – que vai disponibilizar bikes com equipamentos de segurança à população curitibana, está em andamento. O objetivo é preservar a vida dos ciclistas. A proposta vai ser analisada pelo IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) que pretende adicionar mais pontos – fora da região de Curitiba, como explica o advogado da URBS, Pedro Rommanel.

Além das bicicletas públicas, outros dois projetos estão sendo analisados. A Avenida Manoel Ribas deve ganhar uma ciclofaixa. Já a ciclovia que inicia no São Lourenço e vai até a Linha Verde-Pinheirinho vai ser iluminada para maior segurança dos ciclistas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Relator do processo, vereador Professor Euler votou pela cassação do mandato da parlamentar

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Projeto quer acabar com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam o produto

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Ainda não há data para que a proposta seja analisada e votada em plenário