Direção Nacional da Polícia Federal confirma que equipe da Operação Lava Jato no Paraná sofreu cortes

 Direção Nacional da Polícia Federal confirma que equipe da Operação Lava Jato no Paraná sofreu cortes

A Direção Nacional da Polícia Federal  confirma, em nota, que a equipe da Operação Lava Jato no Paraná sofreu cortes. O comunicado é uma resposta à reportagem do Jornal Estadão, publicada neste domingo (21). Segundo a publicação, desde o início do ano, o número de delegados federais – responsáveis pelos 180 inquéritos em andamento – caiu de nove para quatro. Além disso, o efetivo reduziu de 60 para 40 agentes, que não tem mais atuação exclusiva. Em nota, a Polícia Federal afirma que a Superintendência no Paraná entende que o efetivo atual está adequado à demanda existente e caso haja necessidade, haverá reforço de policiais.

A Força-Tarefa sofre com o corte de 44% do orçamento de custeio para este ano previstos pela União. O Ministério da Justiça confirma a redução para todas as áreas, mas reitera, em nota, que isso não deve afetar as ações da lava jato.

Este é o primeiro corte de custeio nas investigações da operação, registrado nos últimos três anos, quando se iniciou a apuração das denúncias envolvendo a Petrobrás. A previsão do Orçamento da União de 2017 para o Ministério da Justiça é de R$ 13 bilhões.

Deste montante, somente para a Polícia Federal, são R$ 6 bilhões. Além do corte, no mês passado, o delegado Márcio Anselmo, que iniciou as investigações, foi transferido para Vitória, onde assumiu a Corregedoria da PF, no Espírito Santo e não foi substituído. Na mesma nota, a Direção Nacional da PF aponta que quinze unidades da Federação, com destaque para o Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul tem recebido informações e materiais provenientes dos acordos de delação premiada homologados pelo Supremo Tribunal Federal.

Ainda segundo a nota, por conta das inúmeras operações de grande porte que estão em andamento em vários estados, o contingente de policiais federais especializados no combate à corrupção e lavagem de dinheiro em todo País tem sido readequado, de acordo com as demandas de todas as unidades da PF, que inclui a Superintendência Regional do Paraná. O documento encerra destacando que a Polícia Federal reafirma o compromisso público de trabalhar arduamente no combate a estes crimes e na elucidação dos casos investigados.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem