Drones serão usados para monitorar risco de desastres naturais no Paraná

 Drones serão usados para monitorar risco de desastres naturais no Paraná

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil vai adotar 19 equipamentos doados pela Receita Federal e que serão encaminhados para todas as regionais do estado. As chamadas Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) devem ampliar a cobertura da Defesa Civil Estadual e diminuir o tempo de resposta em caso de desastres naturais, como enchentes, deslizamentos de terra e inundações.

Outra vantagem é a redução de custos com o uso de aeronaves convencionais. Nesta terça-feira e quarta-feira (15 e 16), a Defesa Civil promoveu um treinamento teórico e prático para profissionais da instituição, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Secretaria de Estado da Administração e Previdência. Na semana que vem, o curso será oferecido em Cascavel para treinamento dos integrantes da Defesa Civil das regionais do Centro, Oeste, Sudoeste, Noroeste e Norte.

Além do interior do estado, a sede da Defesa Civil, em Curitiba, e o Comando do Corpo de Bombeiros também receberão os drones. A coordenadoria estadual já tinha três equipamentos, que foram testados em operações realizadas em Paranaguá e também em um mapeamento de áreas dos Campos Gerais. Os resultados positivos levaram a Defesa Civil a ampliar o uso dos drones.

Sem os equipamentos, são usadas apenas fotos terrestres do local mapeado. Com a foto aérea, há uma expectativa de que decisões operacionais possam ser tomadas de maneira mais precisa.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem