Política

Aprovado projeto de lei que estabelece teto de gastos para o governo do Paraná

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB). (Foto: Sandro Nascimento / Alep)

Os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei que estabelece um teto de gastos para o governo do Paraná nos anos de 2018 e 2019. A proposta, de autoria do Executivo, foi encaminhada à Assembleia Legislativa no dia 25 de setembro e passou ontem (segunda, 9) em segundo turno com 27 votos favoráveis. Outros 14 parlamentares votaram contra e um se absteve.

O texto limita o crescimento das despesas do Estado ao índice da inflação acumulada no ano anterior, medido pelo IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O governo justifica que a medida é necessária para adaptar a legislação paranaense ao teto definido em lei pela União como contrapartida para a renegociação da dívida de 25 unidades da Federação. Com a ajuda, os juros foram reduzidos e o prazo de pagamento ampliado. Isso levou a uma economia de aproximadamente R$ 700 milhões no gasto do Paraná com a dívida pública em 2016 e mais R$ 450 milhões neste ano.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do governo na Alep, esclarece que a ideia é direcionar os recursos para áreas essenciais ao bem-estar da população.

A oposição na Casa e os sindicatos, todavia, criticaram a iniciativa com o argumento de que, na prática, ela congela os salários do funcionalismo público estadual pelos próximos dois anos. Isso porque, com esse teto, o Estado fica impedido de promover reajustes.

O texto enviado pelo Executivo aos deputados foi fornecido pela Secretaria do Tesouro Nacional. Para 2017, a inflação prevista pelo IBGE com base no IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, é de 3%, enquanto as projeções para o ano que vem estão em 4,4%.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Data de vencimento de todos os produtos alimentícios deve ter o mesmo destaque dos preços

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

700 moradias do Programa do Governo Federal serão construídas no Parque do Pinhal e Corbélia

Placas turísticas trilíngues podem se tornar obrigatórias no Paraná

Placas turísticas trilíngues podem se tornar obrigatórias no Paraná

Projeto que tramita no Legislativo Estadual quer implantar as placas em pontos turísticos do estado

Conselho de Ética da Câmara mantém mandato de Maria Letícia

Conselho de Ética da Câmara mantém mandato de Maria Letícia

Ficou definida a suspensão das prerrogativas da vereadora pelo prazo de seis meses