Política

Edital de licitação para as obras da Linha Verde Norte deve ser publicado em fevereiro

Foto: Levy Ferreira/SMCS

A prefeitura autorizou a publicação do edital de licitação para as obras de construção de trincheira e da extensão da Linha Verde Norte, que vai do Hospital Vita até o trevo do Atuba. Este é o último lote de pista da Linha Verde, com 2 quilômetros e oitocentos metros de extensão. O orçamento é de R$ 79 milhões de reais. Entre os serviços previstos estão a construção de estruturas de concreto, terraplenagem, pavimentação, drenagem, paisagismo, sinalização e iluminação pública, além da instalação de duas novas estações-tubo: Solar e Atuba. Os recursos são do Programa de Acelerações do Crescimento – PAC 2, repassados pela Caixa através do Ministério das Cidades. A previsão para conclusão das obras é de 18 meses após a ordem de serviço, que deve ser dada até o fim de fevereiro. O presidente da Associação de Moradores do Bairro Alto Atuba, Toninho Guedes, avalia que os outros trechos, já finalizados, melhoraram o trânsito. E espera que na região norte o resultado seja o mesmo.

A licitação vai ser publicada no diário oficial para seleção de empresa através de Regime Diferenciado de Contratação (RDC). O projeto prevê a ampliação de quatro para 12 faixas de trânsito para carro e ônibus.  Segundo o superintendente da secretaria de obras, Almir Bonatto, está programada a construção de uma trincheira no trevo do Atuba.

O trecho entre a Avenida Victor Ferreira do Amaral e o Hospital Vita está com 85% das obras concluídas. A previsão é que essa parte seja finalizada em junho deste ano.

As obras do lote 3.2, que prevê a construção de uma trincheira na Rua Fúlvio Alice e Rua Amazonas de Souza Azevedo, ligando o Bairro Alto e o Bacacheri, também estão em execução. Cerca de 35% do projeto foi concluído e as equipes trabalham nas galerias da nova trincheira. A prefeitura também anunciou outras obras programadas para a Linha Verde, como a construção do viaduto da Anne Frank e das trincheiras das estações Santa Bernadete e São Pedro, além da conclusão da trincheira da Ceasa.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia