Em Dia D de vacinação contra gripe, 18 unidades de saúde ficam abertas em Curitiba

Amanhã (12) é o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o país. Em Curitiba, 18 unidades básicas de saúde, de todas as regionais, estarão abertas das 8 horas da manhã às cinco horas da tarde para vacinar a população que faz parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.

A relação das unidades de saúde que estarão abertas está disponível no site da prefeitura de Curitiba, o curitiba.pr.gov.br.

Segundo a prefeitura, a campanha deste ano, que teve início em 23 de abril, imunizou 184 mil pessoas em 18 dias. Com isso, Curitiba já alcança 40% da meta total. O público-alvo da capital soma 515 mil pessoas, sendo que a meta é imunizar 463 mil pessoas (ou 90% do total). No Paraná, até o começo desta semana, mais de um milhão de paranaenses já haviam se imunizado na campanha deste ano, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

Para receber a vacina, basta ir a uma das 18 unidades básicas de saúde que estarão abertas no sábado, levando um documento oficial e, dependendo do caso, a comprovação de que se enquadra no público-alvo. Além do Dia D, a campanha continua até o dia 1º de junho, com vacinação em 110 unidades básicas de saúde, de segunda à sexta-feira, em horário comercial, das 8 horas da manhã às seis da tarde.

O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Alcides Oliveira, afirma que o Dia D é principalmente para as pessoas que não tem tempo de ir no horário comercial.  

A vacinação não é feita em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), locais destinados apenas a casos de urgência e emergência médica. Além da vacinação para o público mais vulnerável, os cuidados com a higiene para evitar a proliferação do vírus valem para todos.

É preciso higienizar as mãos frequentemente com álcool gel ou lavar as mãos com água e sabonete, quando possível. Outra dica é evitar aglomerações e locais fechados. Se tiver os sintomas de gripe (febre, tosse, mal-estar generalizado, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, calafrios) é importante buscar atendimento médico para receber orientação sobre a necessidade de tratamento com o remédio Tamiflu.

Além disso, ao espirrar, é importante manter a “etiqueta do espirro”, para evitar o contágio de outras pessoas. Ao tossir ou espirrar, a pessoa deve cubrir a boca com a parte interna do braço. Quando tossir, é necessário que se evite por a mão na frente da boca e tocar em outras superfícies. Com isso, se evita espalhar a contaminação.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*