Em Dia D de vacinação contra gripe, 18 unidades de saúde ficam abertas em Curitiba

 Em Dia D de vacinação contra gripe, 18 unidades de saúde ficam abertas em Curitiba

Foto: Joel Rocha/ SMCS

Amanhã (12) é o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o país. Em Curitiba, 18 unidades básicas de saúde, de todas as regionais, estarão abertas das 8 horas da manhã às cinco horas da tarde para vacinar a população que faz parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.

A relação das unidades de saúde que estarão abertas está disponível no site da prefeitura de Curitiba, o curitiba.pr.gov.br.

Segundo a prefeitura, a campanha deste ano, que teve início em 23 de abril, imunizou 184 mil pessoas em 18 dias. Com isso, Curitiba já alcança 40% da meta total. O público-alvo da capital soma 515 mil pessoas, sendo que a meta é imunizar 463 mil pessoas (ou 90% do total). No Paraná, até o começo desta semana, mais de um milhão de paranaenses já haviam se imunizado na campanha deste ano, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

Para receber a vacina, basta ir a uma das 18 unidades básicas de saúde que estarão abertas no sábado, levando um documento oficial e, dependendo do caso, a comprovação de que se enquadra no público-alvo. Além do Dia D, a campanha continua até o dia 1º de junho, com vacinação em 110 unidades básicas de saúde, de segunda à sexta-feira, em horário comercial, das 8 horas da manhã às seis da tarde.

O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Alcides Oliveira, afirma que o Dia D é principalmente para as pessoas que não tem tempo de ir no horário comercial.  

A vacinação não é feita em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), locais destinados apenas a casos de urgência e emergência médica. Além da vacinação para o público mais vulnerável, os cuidados com a higiene para evitar a proliferação do vírus valem para todos.

É preciso higienizar as mãos frequentemente com álcool gel ou lavar as mãos com água e sabonete, quando possível. Outra dica é evitar aglomerações e locais fechados. Se tiver os sintomas de gripe (febre, tosse, mal-estar generalizado, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, calafrios) é importante buscar atendimento médico para receber orientação sobre a necessidade de tratamento com o remédio Tamiflu.

Além disso, ao espirrar, é importante manter a “etiqueta do espirro”, para evitar o contágio de outras pessoas. Ao tossir ou espirrar, a pessoa deve cubrir a boca com a parte interna do braço. Quando tossir, é necessário que se evite por a mão na frente da boca e tocar em outras superfícies. Com isso, se evita espalhar a contaminação.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem