Política

Em noite chuvosa, curitibanos saem as ruas pedindo saída de Temer

Foto: Narley Resende - BandNews Curitiba
Foto: Narley Resende – BandNews Curitiba

Em uma noite chuvosa, cerca de dois mil foram às ruas de Curitiba hoje (quinta-feira, 18) em protesto contra o presidente Michel Temer, do PMDB, e para pedir eleições diretas. A mobilização foi convocada ontem (quarta), por movimentos de esquerda, assim que foi revelado conteúdo de gravação acrescentada à delação premiada do sócio da JBS, Joesley da Silva, em que o presidente aparece dando aval para a estratégia da empresa de pagar propina mensal ao ex-deputado Eduardo Cunha para evitar uma delação.

Os manifestantes se concentraram em dois atos distintos a partir das seis horas da tarde. O grupo convocado pela Central Única dos Trabalhadores e pela Frente Brasil Popular saiu da Praça Santos Andrade por volta das oito horas da noite e se encontrou com os manifestantes convocados pelo coletivo Curitiba Resiste, na Praça Dezenove de Dezembro. Com um caminhão de som de pequeno porte, o ato unificado saiu em passeata pela Avenida Cândido de Abreu.

No caminho, algumas ocorrências pontuais foram registradas. Pedras foram atiradas contra o prédio da Federação das Indústrias do Paraná, contra uma agência da Caixa Econômica e outra do banco Santander. Mesmo com policiais se postando entre os manifestantes e os prédios, grupos menores jogavam duas ou três pedras de longe. Apesar de alguns momentos de tensão, não houve confronto entre policiais e manifestantes.

A passeata seguiu até o Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, no Centro Cívico, onde encerrou o protesto por volta das nove horas da noite. As manifestações de hoje (quinta) pediram a saída de Michel Temer e a mudança da Constituição Federal para que seja possível realizar imediatamente Eleições Diretas.

Para domingo, o grupo Primavera Cidadã, que se diz apartidário, vai realizar outro ato, marcado para começar às duas horas da tarde na Praça Ozório, na Boca Maldita. Nesse caso, o grupo pede apenas o impeachment de Temer e não cita a preferência pela forma adotada para a eventual sucessão do cargo na Presidência da República. O movimento Primavera Cidadã também questiona as reformas propostas pelo presidente, como a trabalhista e da previdência.

 Entre os movimentos anti-PT, que também se dizem apartidários, apenas o Vem Pra Rua organiza um protesto para ocorrer no sábado, em frente à sede da Justiça Federal, no bairro Ahú, em Curitiba, a partir das três horas da tarde. Esse grupo pede a saída e prisão de Michel Temer. O mote deste protesto é “Fora Todos”. O grupo também pede a prisão do senador Aécio Neves e do ex-presidente Lula. Nas páginas do grupo na internet, alguns membros defendem eleições indiretas, em consonância com partidos como o PSDB no Congresso Nacional, e outros pedem eleições diretas.

O Movimento Curitiba Contra a Corrupção havia marcado uma manifestação para domingo, mas que foi cancelada. Os organizadores afirmam que vão aguardar mais informações. O grupo se diz a favor da Constituição Federal e contra as eleições diretas.

O Movimento Brasil Livre optou por não se manifestar nas ruas por acreditar que compete à Justiça punir o presidente caso ele tenha cometido algum crime. O líder do MBL no Paraná, Eder Borges, afirmou que a queda do presidente agora traria um desgaste e instabilidade política e econômica ao país. Alguns membros devem participar do ato do Vem Pra Rua, em defesa da Operação Lava Jato.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Relator do processo, vereador Professor Euler votou pela cassação do mandato da parlamentar

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Projeto quer acabar com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam o produto

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Ainda não há data para que a proposta seja analisada e votada em plenário