Em passagem por Curitiba, Mujica afirma que impeachment é prejudicial para a democracia no Brasil

Foto: Lenise Klenk
Foto: Lenise Klenk

O senador e ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica disse que considera o processo de impeachment como algo que faz muito mal ao Brasil. Em passagem por Curitiba nesta quarta-feira (27) ele disse que acompanha o caso à distância mas percebe que a decisão foi política, acima de qualquer outra coisa.

Mujica considera que a fundamentação que embasou a votação do impeachment foi diplomaticamente ruim para a imagem internacional do Brasil. Mesmo assim, o ex-presidente do Uruguai analisa que, com o tempo, a crise vai ser superada.

Sobre as eleições municipais desse ano no Brasil, Mujica disse que as pessoas perderam a crença na política porque ela é usada como forma de enriquecimento e que ele considera que a política é outra coisa.

Pela manhã, cerca de três mil e quinhentas pessoas acompanharam uma palestra de Mujica no Círculo Militar, em um seminário sobre Democracia na América Latina, organizado pelo Laboratório de Cultura Digital, da Universidade Federal do Paraná. A plateia foi formada por estudantes, professores, militantes de movimentos sociais e algumas autoridades.

Aos 81 anos, Mujica abriu a palestra se dirigindo aos jovens, para quem falou sobre comunicação numa era digital e internacionalizada, e sobre a construção de uma democracia mais desenvolvida do que a representativa, experimentada hoje.

Para Mujica, as fronteiras serão cada vez mais porosas diante da civilização da internet e bilíngue, apesar do crescimento do fascismo.

O senador uruguaio disse que o homem dispõe de recursos tecnológicos para varrer a desigualdade e a miséria do mundo. Para ele, não existe um problema ecológico, mas político na civilização humana. Numa nova civilização, ele defende o combate à concentração financeira e à desigualdade, assim como a união de pessoas progressistas e inconformadas.

Para muitos dos jovens que ouviram Mujica, a mensagem do ex-presidente uruguaio foi inspiradora.

Ele disse que é preciso colocar como centro da vida humana a felicidade, o direito a felicidade e que nenhum bem vale mais do que isso. Foram justamente as declarações de Mujica que deixaram ele famoso mundialmente. Como presidente ele andava em um Fusca e doava 90 por cento do salário. Mujica deixou a presidência do Uruguai em março de 2015. Atualmente ele é senador no país.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem