Política

Em um ano, multas administrativas aplicadas pelo TCE aumentam 53%

 Em um ano, multas administrativas aplicadas pelo TCE aumentam 53%

(Foto: Divulgação/TCE)

(Foto: Divulgação/TCE)

 

Mais de mil e trezentas multas administrativas foram aplicadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), em 2017. O número é 53% maior em comparação a 2016 – que registrou novecentas e cinco penalidades. Os dados são do levantamento realizado pela Coordenadoria de Execuções (Coex), unidade do TCE, que registrou um valor médio de quase mil e novecentos reais das multas aplicadas em 2017.

O acumulado somou mais de dois milhões e quinhentos mil reais – um aumento de 110% em relação ao ano anterior. De acordo com o gerente administrativo da Coex, Ricardo Labiak Olivastro, a multa administrativa a multa administrativa faz parte de uma das sanções previstas na Lei orgânica do Tribunal de Contas do Paraná que possui competência de aplicar a penalidade em caso de constatação de irregularidades.

A multa administrativa é aplicada em casos de infrações, como: a prestação de contas de convênios, auxílios com atraso de ate cem dias; o não encaminhamento de documentos ou informações solicitadas pelas unidades técnicas ou deliberativas do Tribunal de Contas, sem justificativa, o descumprimento de alguma determinação dos órgãos deliberativos do TCE; sonegação de processo, documento ou informação em inspeções, dentre outras irregularidades.

A multa administrativa representa 50% das punições aplicadas pelo TCE. Além dessa penalidade, a Lei Orgânica do Tribunal de Contas estabelece outros sete tipos de sanções: multa por infração fiscal; multa proporcional ao dano e sem prejuízo do ressarcimento; restituição de valores; impedimento para obtenção de certidão liberatória; inabilitação para o exercício de cargo em comissão; proibição de contratação com o Poder Público estadual ou municipal; e, a sustação de ato impugnado.

De acordo com o gerente da Coex, Ricardo Labiak, o crescimento do número de multas fez com a procura pelo parcelamento dos valores aumentasse. Além disso, o TCE junto a outros órgãos reajustou o valor das multas em até 550% para irregularidades cometidas a partir de 2014.

O parcelamento das multas deve ser realizado dentro do prazo de recolhimento contido no ofício encaminhado pelo Tribunal. O valor só pode ser parcelado se o total a ser recolhido ultrapassar 30% da remuneração mensal da pessoa multada. O valor recolhido é encaminhado ao Fundo Especial de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e utilizado na infraestrutura do TCE, em atividades de fiscalização e ações de capacitação.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões