Emissão de Passaportes está suspensa em todo país por tempo indeterminado

 Emissão de Passaportes está suspensa em todo país por tempo indeterminado

Quem precisa emitir ou renovar o passaporte e ainda não finalizou o pedido junto à Polícia Federal tem um grande problema para resolver. É que devido à falta de orçamento para as atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem, o serviço está suspenso em todo o país por tempo indeterminado.

O anúncio foi feito ontem (terça, 27) à noite, mas por enquanto a movimentação na Superintendência em Curitiba é tranquila. É o que explica o chefe da Comunicação do órgão na capital paranaense, Paulo de Lima.

Em nota oficial divulgada pela Polícia Federal na noite dessa terça, a informação é justamente a de que os agendamentos online e os atendimentos nos postos estão mantidos, mas isso não significa que o passaporte vai ser entregue. Isso porque somente as solicitações já completamente efetuadas vão ser atendidas, ou seja, aquelas em que a pessoa agendou, compareceu pessoalmente e fez a entrega física dos documentos, e isso tudo até ontem. Quem conseguiu apenas agendar a visita, infelizmente, fica sem perspectiva de conclusão do processo.

Pelo menos por enquanto, fica mantida a emissão dos passaportes de emergência, que são disponibilizados em casos especiais mediante a comprovação da necessidade. Isso só é possível porque os documentos diferenciados, inclusive na coloração e demais características que seguem um padrão internacional, não são produzidos via Casa da Moeda, mas pelas superintendências regionais.

De acordo com a Polícia Federal em Curitiba, há um certo volume desse material em estoque, mas a quantidade exata não foi informada. E é importante ressaltar que os pedidos dessa natureza têm de ser feitos 48 horas antes da viagem, mediante o pagamento de uma taxa mais cara e que a validade é menor.

Ainda conforme a assessoria da PF, a insuficiência de orçamento não significa necessariamente falta de dinheiro, e sim que o limite do gasto autorizado na Lei Orçamentária da União para essa rubrica específica foi atingido. Para mudar esse cenário, será necessário agora a edição de uma medida provisória ou a aprovação de um projeto de lei para alterar a Lei Orçamentária e retomar o serviço.

Por dia, cerca de 280 documentos são emitidos na capital e pouco mais de 300 no Paraná todo. Do início do ano até agora, aproximadamente 42 mil passaportes foram emitidos em Curitiba e pouco menos de 78 mil no Paraná.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

As mais de oito mil vagas disponíveis são para cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Segundo a proposta, a distribuição de livros do tipo pode provocar danos psicológicos a estudantes

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Iniciativa do Lions Clube Curitiba Batel juntará recursos para projeto social