Empresa de saneamento de Paranaguá usa tecnologia para tentar combater fraudes

 Empresa de saneamento de Paranaguá usa tecnologia para tentar combater fraudes

(Foto: divulgação/Paranaguá Saneamento)

(Foto: divulgação/Paranaguá Saneamento)

O combate às fraudes nas redes de abastecimento de água é uma tarefa contínua e detectá-las nem sempre é uma tarefa fácil, pois quando a fraude não é visível é preciso muita investigação e, normalmente, o local precisa ser escavado. Aliado a isso, os artifícios utilizados pelos fraudadores são cada vez mais complexos.

Para intensificar o combate às fraudes nas redes de abastecimento de água em Paranaguá, e empresa concessionária do serviço,  Paranaguá Saneamento, conta com equipamento para identificar locais onde existam irregularidades e possíveis ligações clandestinas. O Georadar é um equipamento que emite frequências eletromagnéticas capaz de detectar tubulações de qualquer material (PVC, ferro, entre outros) sem necessidade de escavação.

Segundo o diretor da Paranaguá Saneamento, Luiz Afonso Bazzo, o Georadar detecta fraudes de até 8 metros de profundidade e também permite a marcação exata quando é necessário o trabalho de escavação.

A fraude no sistema de água é qualquer prática de adulteração que prejudique o funcionamento dos equipamentos de medição, lacres e tubulações. Os principais tipos de fraude são as ligações clandestinas de água, o abastecimento irregular de água a terceiros, além da violação do corte de água e colocação de bombas.

Segundo a empresa, quem é pego desviando água pode ser autuado por furto qualificado. Para combater essas fraudes também é possível fazer uma denúncia anônima pelo telefone 0800 6058 115.

Reportagem: Kelly Frizzo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem