Empresas buscam alternativas para substituir canudo de plástico

 Empresas buscam alternativas para substituir canudo de plástico

Um acessório para as bebidas tem se tornado um grande problema para a humanidade. Os canudinhos de plástico tomam conta dos copos dos brasileiros, mas, por serem descartáveis, também tomam conta dos mares, dos lixões e do meio ambiente. No mundo, eles representam 4% de todo o lixo gerado. Pensando nisso uma empresa paranaense desenvolveu um canudo diferente. O utensílio também só é usado uma única vez, mas não por ser descartável: ele é comestível.

O projeto desenvolvido em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, é pioneiro no país. A gerente de marca da fábrica, Fernanda Barion, explica como a ideia nasceu.

O canudo é feito de waffer por fora e vedado com chocolate por dentro, para garantir a sucção. Por isso, por enquanto, só pode ser usado com bebidas geladas – para que o chocolate não derreta e o biscoito não amoleça. Segundo Fernanda a iniciativa focada na preservação ambiental já é parte das premissas da empresa. O grande desafio era atender às necessidades ambientais sem prejudicar as vendas.

(Foto: divulgação/Barion)

No país, outras iniciativas também já estão no mercado. Canudos retornáveis ou biodegradáveis são algumas opções. Jessica Pertile, da empresa Bee Green, que fabrica canudinhos de aço inox, destaca a dificuldade de reciclagem dos canudos plásticos.

Para quem se interessar pela proposta, a dica é: evitar usar os canudos plásticos e, quando precisar, optar por canudos de bambu, papel e até de vidro.

Canudinho de Inox (Foto: divulgação/Bee Green)

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem