Política

Empresas inscritas no projeto de ICMS podem usar neste ano até 100 milhões de reais em créditos acumulados

 Empresas inscritas no projeto de ICMS podem usar neste ano até 100 milhões de reais em créditos acumulados

Secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa. Foto: Orlando Kissner/ANPr

Os créditos do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços para investimentos pelo Programa Paraná Competitivo foram concedidos nesta segunda-feira, 29. A liberação foi autorizada oficialmente pelo governador Beto Richa e pelo secretário da Fazenda Mauro Machado Costa, no Palácio Iguaçu. Os beneficiados serão as empresas que já estão inscritas no programa e vão poder usar neste ano até 100 milhões de reais em créditos acumulados de ICMS para aquisições de bens de ativo imobilizado. O secretário da Fazenda disse que o programa era voltado principalmente para a Indústria, mas que agora será ampliado para outros setores e que é a prova de que o Paraná não sofre com a crise econômica.

O governador Beto Richa falou que o Paraná é o estado em melhor condições econômicas do Brasil e que deve isso ao setor empresarial. O governador também relembrou as medidas de austeridade de sua gestão e disse que quer que o estado siga o exemplo dos empresários.

A cerimonia também contou com a presença de representantes de entidades comerciais que compõem o G7. O Paraná Competitivo foi criado em 2011 e era um programa de incentivo às indústrias estatais e privadas por meio da redução de parte do ICMS. Desde março deste ano, o programa foi ampliado e a ideia é principalmente permitir a utilização de créditos de ICMS acumulados para investimentos nos setores de e-commerce, comércio atacadista e varejista, além do indústria.

As empresas enquadradas no programa vão poder investir em aquisições de bens do ativo imobilizado, como peças e partes de máquinas, veículos e material destinado à construção de empreendimentos. O uso do crédito de ICMS poderá ser de até 50% do valor dos bens. Para participar, é necessário acessar o site do Governo do Estado e preencher um requerimento, que será analisado pela Agência Paraná de Desenvolvimento.

Uma das exigências é não possuir pendencias com o fisco e investir somente em território paranaense. Após a avaliação técnica da APD, o processo passa para análise da Secretaria de Estado da Fazenda, onde é decidida a concessão dos incentivos.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Caso Maria Leticia: parecer do relator será protocolado nesta terça

Caso Maria Leticia: parecer do relator será protocolado nesta terça

Relatório final deve ser lido no Conselho de Ética em reunião marcada para quarta-feira

Desembargador derruba própria liminar que reconduzia prefeito a cargo

Desembargador derruba própria liminar que reconduzia prefeito a cargo

Clayton Maranhão mudou entendimento três dias após despacho que atingia prefeito de Fazenda Rio Grande

28 Fóruns Eleitorais abrem em regime de plantão

28 Fóruns Eleitorais abrem em regime de plantão

Entre cidades com atendimento diferenciado estão Curitiba e oito municípios da RMC