Escola de Curitiba visita novos alunos para ajudar na adaptação das crianças

(Foto: Divulgação)

Uma escola de Curitiba tem investido na adaptação de novos alunos de uma forma diferente: os profissionais visitam a casa das crianças antes do início das aulas. A futura professora e a coordenadora pedagógica da escola vão até a casa da família para conhecer o novo aluno e desenvolver uma relação com ele. Segundo a pedagoga Juliana Oriani Cegatte, a ideia é que a criança se sinta mais à vontade com o ambiente escolar ao reconhecer as profissionais que fizeram a vista.

A ação é focada para as crianças do Maternal 1, que normalmente nunca foram à escola. A iniciativa já existe há algum tempo e foi inspirada em atividades parecidas de outros países.

Na casa da empresária Juliana de Oliveira dos Santos, duas crianças vão precisar se adaptar. A mais velha, Luana, tem quatro anos e está saindo de outra instituição para começar nessa nova escola. Já o mais novo, Diogo, ainda não tem dois anos e vai enfrentar a sala de aula pela primeira vez. A família recebeu a visita da pedagoga e da professora dele.

As professoras registram o momento em uma foto que vai ficar na sala de aula para lembrar a criança da visita e passar confiança. Os pais também são convidados a levar os alunos para a escola dois dias antes do início das aulas, na colônia de férias, para que eles conheçam e se familiarizem com o ambiente. E no início das aulas, os novos alunos não ficam o tempo integral na sala: eles vão aumentando a permanência na escola até que estejam completamente adaptados.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*