Estudantes paranaenses estão entre finalistas de competição promovida pela Nasa

Divulgação / AENotícias PR - Na foto, Jennifer Gabriela Jetka e Raul Guedes Carlessi
Divulgação / AENotícias PR – Na foto, Jennifer Gabriela Jetka e Raul Guedes Carlessi

Onze estudantes paranaenses estão entre os finalistas de uma competição tecnológica promovida pela Nasa, a Agência Espacial dos Estados Unidos. Os jovens participam da iniciativa, conhecida como Hackathon, divididos em duas equipes, e concorrem em diferentes categorias. Eles rivalizam com competidores de outros 69 países e a ideia do concurso é estimular o desenvolvimento de soluções para problemas indicados pelo órgão.

Raul Guedes Carlessi tem 14 anos e é um dos finalistas. Ele cursa o nono ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Arlindo Carvalho de Amorim, em Curitiba, e conta que a proposta da qual ele faz parte é a de um dispositivo que usa dados captados por um satélite na Nasa que transmite as coordenadas de focos de incêndios e queimadas a aparelhos de rádio.

Também estão na equipe dele os estudantes Daniel Marques, Marquistei Medeiros, Marcos de Mello e Paloma Lecheta. O grupo conquistou o primeiro lugar entre os competidores do Estado.

A outra equipe paranaense, da mesma escola, trabalha no desenvolvimento de um dispositivo que projeta imagens da Síria antes da guerra a partir de um aparelho de telefone celular. Jennifer Gabriela Jetka, de 13 anos, está no oitavo ano do Ensino Fundamental e explica que a ideia é mostrar o lado já esquecido do país.

Jennifer atua na iniciativa ao lado dos colegas Bruna Paese, Duncan Crowley, Eduardo Yutaka, Guilherme Dias da Silva e Trenton Roncato. O projeto deles ficou em primeiro lugar em uma votação popular nacional e a pesquisa está entre as indicadas para a fase de escolha pública internacional.

Ao todo, no Brasil, o desafio foi realizado em quatro estados. No Paraná, a competição envolveu 125 participantes.

Os campeões regionais terão os trabalhos avaliados por uma comissão internacional, enquanto os selecionados via escolha popular nacional vão concorrer na votação mundial. A equipe mais votada também terá o trabalho acompanhado.

Os melhores projetos serão assessorados por pesquisadores, e os integrantes dessas propostas vão ganhar viagens aos Estados Unidos para conhecer as instalações da Nasa.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem