Ex-deputado Vaccarezza é denunciado na Lava Jato

 Ex-deputado Vaccarezza é denunciado na Lava Jato

Foto: Agência EBC

Foto: Agência EBC

O ex-deputado federal Cândido Vaccarezza foi denunciado, nesta quarta-feira (15), com outras nove pessoas, pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção e lavagem de dinheiro Então líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara, Vaccarezza é acusado de envolvimento em fraude para aquisição de asfalto pela Petrobras.

Entre 2010 e 2013, foram cinco contratos, estimados em cerca de 74 milhões de dólares. Segundo a denúncia, o esquema proporcionou valores de dois milhões de dólares em propinas. Teriam sido beneficiados, além do ex-deputado do PT, o então diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, dois gerentes da estatal, operadores financeiros e lobistas.

Segundo a força-tarefa do Ministério Público Federal no Paraná, documentos comprovam o pagamento de propinas mediante transferências bancárias no exterior; e, anotações de agendas e arquivos apreendidos, descrevem a divisão de comissões entre os investigados. O grupo seguia uma divisão organizada de tarefas para corromper funcionários públicos da Petrobras e agentes políticos, de modo a garantir a contratação da empresa envolvida no esquema.

O Ministério Público Federal afirma que, enquanto era líder do PT na Câmara, Vaccarezza utilizou a influência do cargo para que a fornecedora de asfalto fosse contratada pela Petrobras. Na tentativa de ocultar a origem ilícita dos valores, a propina passou por contas offshores de doleiros no exterior, antes de ser disponibilizada em reais no Brasil.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem