Ex-diretor da SEED e dirigentes de construtora são presos pela polícia

Foto: BandNews
Foto: BandNews

O ex-diretor do Departamento de Engenharia, Projetos e Orçamentos da Secretaria Estadual de Educação (SEED), Maurício Fanini foi preso em uma operação da Polícia Civil nesta terça-feira (21). Além dele, também foram detidos dirigentes e proprietárias da Valor Construtora, que mantém dez contratos com o estado, investigados por irregularidades. Nesta manhã (terça) a polícia prendeu: Vanessa Domingues de Oliveira, sócia-proprietária; Viviane Lopes de Souza, engenheira da empresa; Eduardo Lopes de Souza, procurador da empresa e Tatiane de Souza, ex-sócia-proprietária.

A ação, do Núcleo de Repreensão a Crimes Econômicos (Nurce), investiga a cobrança de propina para fraudes em licitações e o pagamento irregular para obras que sequer saíram do papel. Segundo o delegado do Nurce, Renato Figueiroa, Maurício Fanini recebia 2% sobre cada obra licitada. O montante repassado à Valor Construtora chega a R$ 25 milhões, sendo a maior parte de forma indevida.

Segundo a polícia, os engenheiros da SEED assinavam medições falsas de obras em escolas sem ir até o local, sendo assim, o estado pagava à empresa o valor correspondente a porcentagem da construção. Em alguns casos, a verba era quase que totalmente repassada, mesmo apesar de o projeto ainda não ter sido executado. Um dos casos mais alarmantes é o de Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba.

Cinquenta policiais participaram da operação nesta terça-feira, e também cumpriram nove mandados de busca e apreensão. Foram recolhidos computadores, celulares, R$ 5 mil em dinheiro e documentos, que apontam ainda a existência de outros contratos de obras no Paraná, entre a Valor Construtora e secretarias estaduais. Por isso, a polícia investiga a possibilidade de irregularidades em outras construções e já prevê uma nova fase da Operação Quadro Negro, para também analisar a evolução patrimonial dos investigados.

Os presos de forma temporária nesta terça-feira vão responder pelos crimes de associação criminosa, tentativa de fraude à licitação, falsidade ideológica e peculato.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2