Política

Ex-diretores da Assembleia tentam reverter condenação por envolvimento no caso Diários Secretos

Foto: Divulgação / Alep

Os advogados de José Ary Nassif, ex-diretor administrativo da Assembleia Legislativa do Paraná, e Cláudio Marques da Silva, ex-diretor de pessoal da Casa, vão tentar reverter a confirmação da condenação deles por envolvimento no caso dos Diários Secretos. A decisão foi tomada ontem (quinta, 21) à tarde pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná.

Os dois foram sentenciados, em 2013, a 18 anos, 11 meses e 20 dias de prisão por participação no esquema de desvio de dinheiro público, mas recorreram. Em segunda instância, os magistrados não apenas mantiveram a condenação, como aumentaram a pena para 23 anos.

O resultado começou a se desenhar quando o relator do caso, desembargador José Maurício Pinto de Almeida, votou pela manutenção da sentença.

O juiz substituto Marcel Guimarães Rotoli de Macedo, no entanto, acatou parcialmente os pedidos das defesas e considerou nulas algumas das provas apresentadas na ação criminal, o que anularia também a condenação em primeira instância.

A alegação era de que a apreensão de documentos na Alep em 2010 não poderia ter sido autorizada por um juiz de primeira instância, uma vez que a documentação poderia atingir, mesmo que indiretamente, algum investigado com direito à prerrogativa de foro, como é o caso dos deputados estaduais.

Ficou então para o desembargador José Carlos Dalacqua a tarefa de resolver a questão. Ele concordou com o relator e disse que não reconhece qualquer justificativa para o pedido de anulação de provas.

Dalacqua considerou legítima que a primeira instância tenha autorizado uma busca e apreensão envolvendo funcionários da Assembleia e concordou que era o caso de elevar a pena de ambos.

De acordo com o Ministério Público do Paraná, a contratação de funcionários fantasmas na Casa gerou um prejuízo aos cofres públicos de R$ 250 milhões. Tanto Nassif quanto Silva negam participação nos crimes imputados a eles, que são: formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro. Como a votação não foi unânime, o resultado pode ser contestado em recurso a ser analisado pela 1.ª Câmara Criminal.

Para a Justiça, Nassif era quem viabilizava a contratação dos funcionários fantasmas, enquanto Silva era o responsável por incluir os nomes na folha de pagamento. O esquema foi descoberto em 2010 a partir de uma série de reportagens produzidas pelo jornal Gazeta do Povo e RPCTV.

Segundo a denúncia, o presidente da Assembleia à época, deputado Nelson Justus (DEM) era o responsável por assinar as nomeações de comissionados fantasmas, que nunca chegaram a atuar nas funções. As nomeações eram publicadas em diários oficiais com circulação restrita. A ação aberta contra Justus ainda não foi julgada.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Data de vencimento de todos os produtos alimentícios deve ter o mesmo destaque dos preços

Deputados aprovam nova licença para defensores públicos e procuradores

Deputados aprovam nova licença para defensores públicos e procuradores

Textos, que tramitaram em regime de urgência, já passaram por duas votações

Nova Lei da Merenda é aprovada; prefeito deve sancioná-la

Nova Lei da Merenda é aprovada; prefeito deve sancioná-la

Adequação deve garantir que a cidade continue recebendo recursos anuais do Governo Federal

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

700 moradias do Programa do Governo Federal serão construídas no Parque do Pinhal e Corbélia