Política

Ex-funcionários de Nelson Justos são condenados

 Ex-funcionários de Nelson Justos são condenados
Foto: Divulgação / Alep

Dezesseis ex-funcionários da Assembleia Legislativa do Paraná, ligados ao gabinete do presidente da Alep na época, Nelson Justos (DEM), foram condenados. A decisão da Juíza Luciana Fraiz Abrahão, da 5ª Vara Criminal de Curitiba, absolveu outros 14 acusados no caso que julga o pagamento de salários para funcionários fantasmas.

Eles são acusados pelos crimes de formação de quadrilha, peculato (desvio de dinheiro público) falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Juntas, as penas somam 195 anos de prisão.

Além dos 16 ex-funcionários, o ex-diretor da Assembleia Legislativa do Paraná, Abib Miguel, também foi condenado. Ele já cumpre pena pelo envolvimento em outro caso, que apura a extração de madeira em uma fazenda que estava bloqueada pela Justiça.

Desde 17 de novembro, Bibinho está detido no Complexo Médico Penal, em Pinhais, na grande Curitiba. No processo relacionado aos funcionários de Justus, ele foi sentenciado a 1 ano e seis meses, em regime aberto, por falsidade ideológica. Ele está envolvido ainda em outra ação relacionada a uma mala de dinheiro.

Na primeira instância, o caso foi separado em quatro processos, divididos por níveis de atuação e por grupos familiares. Segundo o promotor Ricardo Kochinski, o Ministério Público deve recorrer das absolvições.

Kochinski destaca que, mesmo envolvendo 31 réus, o processo em primeira instância seguiu de forma objetiva, enquanto a ação criminal contra Justus ainda não tem previsão de um desfecho.

O caso foi divulgado em 2010, em uma série de reportagens do Jornal Gazeta do Povo e da RPC. Na época, os pagamentos de salários dos então funcionários de Nelson Justus levantaram suspeitas. O custo com servidores do gabinete do deputado chegou a R$ 1 milhão por mês – o setor registrou 180 funcionários, dez vezes mais do que o permitido. A reportagem da Band News não  conseguiu contato com os advogados dos condenados.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia