Ex-governador se manifesta pela primeira vez desde que foi preso

 Ex-governador se manifesta pela primeira vez desde que foi preso

(Foto: Orlando Kissner/ANPr)

O ex-governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), se manifestou pela primeira vez nesta quarta-feira (12) depois que foi preso durante a operação Rádio Patrulha. Por meio de nota, encaminhada pela equipe jurídica, o tucano afirma que está enfrentando com “serenidade e confiança” as acusações, mas reforçou que ele e a família “estão sofrendo muito com o julgamento antecipado”.

Na nota, Beto Richa ainda diz que está com a consciência em paz e que “no devido tempo, a verdade sempre se impõe”. O ex-governador finaliza a mensagem dizendo que segue confiando na Justiça. A partir de amanhã (quinta) ele e a esposa, Fernanda Richa, devem ser ouvidos no âmbito da Operação. Os outros alvos do Gaeco permanecem presos temporariamente no Complexo Médico Penal. Ontem de manhã (12), por volta das nove horas, André Felipe Bandeira, que também foi um dos alvos de prisão da Operação Rádio Patrulha se entregou à polícia em Curitiba. Ele é irmão de Túlio Bandeira que também foi preso e é ex-candidato a prefeito de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

De acordo com as investigações, André Bandeira era um dos responsáveis pela entrega de parte do pagamento de propina. A Operação investiga o direcionamento de licitação, para beneficiar empresários, e o pagamento de propina a agentes públicos, além de lavagem de dinheiro, no programa Patrulha do Campo do governo estadual, no período de 2012 a 2014. No programa, o governo locava máquinas para manter as estradas rurais.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) considera que o ex-governador do estado Beto Richa (PSDB) e atual candidato ao Senado é chefe de uma organização criminosa que fraudou uma licitação de mais de R$ 70 milhões para manutenção de estradas rurais. Os promotores afirmam que o acordo com empresários beneficiados pela licitação previa o pagamento de 8% a agentes públicos, a título de propina, sobre o faturamento bruto.

Além de Beto e Fernanda Richa, ainda estão presos, o irmão do ex-governador José Richa Filho, o ex-secretário de Estado Ezequias Moreira Rodrigues, o ex-Diretor Geral da Secretaria de Infraestrutura do DER Aldair Petry, o empresário Celso Frare e o contador Dirceu Pupo.

Reportagem: Cleverson Bravo/Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem