Experimento em escola mostra a crianças reações químicas com palavras de amor e de ódio

 Experimento em escola mostra a crianças reações químicas com palavras de amor e de ódio

Imagem ilustrativa – Teoria de Masaru Emoto

Imagem ilustrativa - Teoria de Masaru Emoto
Imagem ilustrativa – Teoria de Masaru Emoto

Um experimento inspirado na pesquisa de um cientista japonês mudou completamente a forma como os alunos de uma escola particular da região oeste de Curitiba lidam uns com os outros. Para diminuir atrito entre as crianças, a professora de educação física Ana Paula Frezatto Martins decidiu colocar em prática a Teoria de Masaru Emoto, sobre o poder dos pensamentos e das palavras. Usando dois potes com arroz cozido dentro, ela orientou os estudantes para que dissessem coisas ruins, que elas costumam ouvir no dia a dia, para um dos recipientes, que foi selado em seguida. Na sequência, foi a vez das frases boas e positivas ditas ao outro vidro, que também foi fechado. O resultado é a própria docente quem conta.

Entre outras coisas, os alunos disseram que o arroz não servia para nada, que era imprestável, burro e que não conseguia fazer nada de bom. Já para o outro pote eram frases como: “você é especial”, “você tem capacidade” e “você consegue fazer qualquer coisa”. Depois disso, bastou esperar.

A teoria do cientista japonês defende que cada pensamento ou palavra proferida gera uma emoção e uma reação bioquímica correspondente, e que isso se manifesta no organismo por meio de três sistemas: imunitário, nervoso central e endócrino. Para testar essa hipótese, o pesquisador congelou água, que é capaz de absorver informações na forma de diferentes elementos, em frascos de vidro com palavras escritas voltadas para o líquido. Depois, ele usou uma câmera especial para fotografar os cristais formados sob a influência das palavras negativas e positivas. O resultado revelou que os mais belos cristais foram os que receberam palavras de amor e gratidão. O restante, que esteve diante de palavras de ódio e rancor, ficou completamente distorcido.

Vale lembrar que os dois potes de vidro do experimento feito com as crianças tinham as mesmas características e foram expostos às mesmas condições ambientais. E a professora não descarta a possibilidade de desenvolver novas iniciativas como esta, realizada na escola Atuação, para conscientizar os alunos da importância e do peso das palavras.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem