Família retoma tradição e promove Natal iluminado no sul de Curitiba

Foto: Divulgação / Facebook Rua Iluminada Família Moletta
Foto: Divulgação / Facebook Rua Iluminada Família Moletta

O bairro Umbará, na zona sul de Curitiba, está mais iluminado neste mês. É que a família Moletta retomou em 2016 uma tradição que estava adormecida havia 13 anos e promove, desde 26 de novembro, um verdadeiro espetáculo de Natal. São mais de trezentas mil luzes espalhadas em várias casas e árvores, além de presépio, gruta, um portal, casa do Papai Noel e até praça de alimentação. E tudo isso para celebrar esta época do ano e espalhar alegria entre os visitantes, segundo Idene Maria Moletta.

Milhares de pessoas têm movimentado a rua dos Moletta todas as noites e vem gente de toda parte. São turistas de outras cidades, outros Estados e até outros países, como uma família que veio de Córdoba, na Argentina.

Desta vez, vem até um grupo de intercambistas de Boston, nos Estados Unidos. Eles estão agendados para os próximos dias. Idene Moletta explica ainda a razão que levou à longa pausa na decoração e sobre a expectativa da família para o futuro.

O clamor dos vizinhos pela volta da tradição também pesou na decisão dos Moletta. A rua particular deles tem mais de 200 metros de extensão e o acesso é pela rua Nicola Pelanda, número 5962, bem no início da principal via do Umbará, entre o Parque Lagoa Azul e a Igreja do Umbará. O bairro em si foi colonizado por italianos. Ao todo, 35 integrantes da família, cuja ascendência é italiana, residem no local, incluindo seis dos oito filhos da matriarca, a nona Brígida Moletta, de 87 anos. Uma das filhas dela não vive por lá e um outro filho já é falecido.

Devido à enorme quantidade de luzes e a conta de energia elétrica, que não sai barata, além o custeio de toda a estrutura, o visitante paga R$ 10 e pode passear pelo trecho iluminado. Crianças menores de 10 anos têm entrada livre. A atração fica aberta ao público até o dia 6 de janeiro, sempre entre as oito horas da noite e as onze e meia, mas nos dias de maior movimento vai até a meia-noite. Há seguranças e o estacionamento é cobrado à parte: também sai por R$ 10.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.