Feito de PVC, telefone de brinquedo ajuda crianças a desenvolverem a leitura e escrita

(Foto: divulgação/ Prefeitura de Curitiba)

Uma professora de Curitiba adotou um “equipamento” diferente para ajudar no aprendizado das crianças: o Sussurrofone. A peça é feita de pedaços de pvc e imita um telefone de brinquedo. Mas, na prática, o objeto vai muito além da brincadeira: é um instrumento de aprendizado. É o que explica a professora Eliana Campestrini Karam, que trouxe a ideia para a turma do 3º ano da Escola Municipal Ivaipor, no bairro Pinheirinho.

A ideia é fruto de uma pesquisa para ampliar as possibilidades de leitura e escrita. O projeto faz também com que os estudantes vençam as dificuldades e evoluam no trabalho textual. A Alexia Gabrieli Gislon, de 8 anos, conta como funciona.

Segundo a professora ao ouvir a própria voz enquanto lê, a percepção do aluno sobre som das letras e das palavras aumenta.

A iniciativa que já tem dado resultados custa muito pouco: cerca de R$ 3 reais por peça. E o aprendizado com jeito de brincadeira agradou a criançada. Tanto que algumas professoras outras turmas já demonstraram interesse em aplicar a metodologia.

(Foto: divulgação/ Prefeitura de Curitiba)

 

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*