Festival de Cinema da Lapa chega a 10ª edição com a exibição de mais de 30 filmes

Arte / Facebook 10º Festival de Cinema da Lapa‎

Na próxima semana, entre os dias 22 e 26 de novembro, será realizada a 10ª edição do tradicional Festival de Cinema da Lapa, na histórica cidade localizada na região metropolitana de Curitiba. Durante o evento serão exibidos 34 filmes, além da realização de oficinas de interpretação e bate-papos com produtores, atores e diretores de cinema.  A coordenadora do festival, Maria Inês Borges da Silveira, explica que além de levar arte e informação aos participantes, a intenção de realizar o evento na Lapa é incentivar o turismo histórico da cidade.

Como de costume, o destaque da programação é a “Mostra Competitiva”, que reúne quatro longas. Na quinta (23) será exibido “João O Maestro”, a cinebiografia do maestro João Carlos Martins dirigida por Mauro Lima e protagonizada pelo ator curitibano Alexandre Nero. No dia seguinte, será exibido o “Filme da Minha Vida”, o mais recente trabalho de Selton Mello como diretor. No sábado, será exibida “A Menina Índigo”, de Wagner Assis, que está em cartaz em vários cinemas e, por fim, no domingo para fechar a mostra, o longa “Bye Bye Jaqueline”, de Anderson Simão. A atriz Eva Vilma será homenageada com o troféu Tropeiro. O prêmio será oferecido pelo conjunto da sua obra no cinema nacional que inclui clássicos como “Sal Paulo S.A”. e “Feliz Ano Velho”. De acordo com a coordenadora do evento, haverá ainda premiações para diversas categorias de filmes, inclusive para curtas feitos exclusivamente com o celular. A mostra Cine-Astro tem como objetivo fomentar a produção amadora de cinema no Paraná. Os 10 melhores filmes serão exibidos na Mostra Portátil do 10º Festival de Cinema da Lapa.

Maria Inês diz que desde a primeira edição, o Festival tem trazido cada vez mais espectadores. A expectativa para este ano é de que trinta mil pessoas circulem pela Lapa nos quatro dias de evento.  Atualmente, o evento, segundo a coordenadora, é considerado o maior festival de cultura da cidade.

A programação traz ainda as mostras infantil e infanto-juvenil, uma seleção de curtas-metragens paranaenses e lapeanos, documentários e quatro filmes de terror exibidos em sessões à meia-noite. Os filmes serão exibidos em dois espaços selecionados especialmente para o festival: em uma tenda instalada na Alameda David Carneiro e no histórico Theatro São João.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem