Finalistas da Mostra Paranaense de Dança sobem ao palco do Teatro Guaíra

Foto: Cayo Vieira/Teatro Guaíra)

Viver da dança não era uma escolha para Daniel Perin. Os palcos não faziam parte da realidade do jovem que nasceu em Francisco Beltrão, no sudoeste do Estado. Foi só depois que teve a chance de pisar pela primeira vez no Teatro Guaíra em Curitiba, que Daniel começou a vislumbrar um futuro artístico. Ele tem 25 anos de idade e participou das primeiras edições da Mostra Paranaense de Dança, quando ainda integrava um grupo local.

Daniel Perin conta que a experiência de assistir às coreografias de outros artistas e de também poder mostrar seu talento no teatro foram fundamentais para que ele decidisse investir de vez na carreira. Hoje ele é bailarino de uma companhia alemã de dança contemporânea.

A história do bailarino se confunde com a trajetória da Mostra Paranaense de Dança, que nasceu há 11 anos. O projeto é produzido pela Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra, que realiza seletivas em todas as regiões do Estado. Escolas e grupos dos mais variados estilos – desde ballet clássico, contemporâneo, hip hop até dança indiana – se apresentam em espaços locais e os melhores são convidados a mostrar o trabalho no Teatro Guaíra.

O coordenador da mostra, Jorge Schneider, explica que o diferencial da iniciativa é justamente o fato da seleção dos grupos ser feita de forma totalmente presencial.

A Mostra Paranaense de Dança também realizada oficinas de aprimoramento nas cidades onde são realizadas as seletivas. Os workshops incentivam a profissionalização dos dançarinos e estimulam muitos jovens a seguir a diante e enfrentar os inúmeros desafios da carreira de artista.

As apresentações dos finalistas da 11ª edição da Mostra Paranaense de Dança ocorrem nesta sexta-feira (22) e sábado (23), às 8h da noite, e no domingo (24), a partir das 6h da tarde, no Teatro Guaíra. Quase 160 grupos devem se apresentar nos três dias.

Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Alguns selecionados também vão se apresentar no palco alternativo no memorial de Curitiba, no sábado (23), às 2h da tarde e no domingo (24), ao meio-dia.

 

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*