Fotógrafa curitibana está entre finalistas de prêmio internacional

Fotos: Janaina Ferreira / Fotógrafa artística
Fotos: Janaina Ferreira / Fotógrafa artística

A fotógrafa curitibana Janaina Ferreira concorre a um dos principais prêmios de arte contemporânea internacional com um trabalho sobre desperdício de alimentos.

O Arte Laguna Prize reúne milhares de artistas do mundo inteiro em diversas categorias avaliados por um júri composto por críticos de arte, diretores de museus, galeristas e curadores de todo o planeta.

Na edição deste ano, são 60 finalistas e apenas dois trabalhos brasileiros concorrem ao prêmio. O projeto autoral de Janaina, “Bon Appétit”  levou quatro meses para ser produzido. A autora conta que caminhou cerca de 300 km nas ruas de Curitiba fotografando alimentos descartados. Segundo a artista, o projeto tem como premissa explorar um lado diferente da fome.

O Brasil, hoje, manda cerca de 26 milhões de toneladas de alimentos para o lixo, metade dessa perda é de hortifrútis. E ainda, segundo os dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado a cada ano. O país tem três milhões e quatrocentos mil brasileiros em situação de insegurança alimentar. Uma em cada nove pessoas sofre de fome no mundo.

A fotógrafa artística conta como foi explorar o tema.

Ao todo, foram mais de mil alimentos fotografados. De todas as imagens, Janaina Ferreira selecionou três para concorrer a premiação e exposição. A curitibana busca em seu trabalho dar luz as coisas que muitas vezes passam desapercebidas no dia a dia.

A exposição coletiva e entrega do prêmio acontece no local histórico ARSENALE, em Veneza, em março de 2016.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2